O primeiro Prêmio Nobel foi concedido em 1901, há 120 anos, mas foi criado em 1895 por Alfred Nobel; saiba como tudo e porquê começou
Redação Publicado em 04/10/2021, às 11h13 - Atualizado em 05/10/2021, às 10h51
Nesta manhã de segunda, 4, a Academia Real das Ciências da Suécia começou a anunciar os vencedores do Prêmio Nobel 2021, que serão divulgados e entregues ao decorrer dessa semana.
Mas, como e porquê surgiu o Prêmio Nobel? Pois bem, explicamos: em 1895, como último desejo do cientista sueco Alfred Nobel (1833 - 1986), foi criado prêmios anuais concedidos em seis categorias diferentes por instituições suecas e norueguesas para reconhecer pessoas ou instituições que realizaram pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para o progresso da humanidade durante o ano.
Nomeado como Prêmio Nobel, as categorias são divididas em medicina, química, literatura, física, economia e ativismo pela paz. A primeira vez em que o prêmio foi concedido foi em 1901, há 120 anos, e as instituições responsáveis são a Academia Sueca, o Comitê Nobel da Academia Real das Ciências da Suécia, Comitê do Nobel do Instituto Karolinska e o Comitê Norueguês do Nobel.
As cerimônias de premiação acontecem anualmente em Estocolmo, na Suécia (somente o prêmio da paz acontece em Oslo, na Noruega). Cada laureado recebe uma medalha de ouro, um diploma e uma quantia farta em dinheiro que é decidida pela Fundação Nobel. Antes de 1980, as medalhas eram feitas em ouro de 23 quilates, depois, começaram e serem produzidas em ouro verde de 18 quilates com revestimento de ouro 24 quilates.
Entre os vencedores mais conhecidos estão Martin Luther King Jr., laureado com o Nobel da Paz em 1964, Albert Einstein com o Nobel de Física em 1921, Nelson Mandela com o Nobel da Paz em 1993 e Bob Dylan com o Nobel de Literatura, em 2016.
+++ LEIA MAIS: 5 motivos que provam por que padre Júlio Lancellotti merece um Prêmio Nobel [LISTA]
O primeiro Prêmio Nobel a ser anunciado é o de medicina. Nesta segunda, 4 de outubro de 2021, os laureados da categoria foram os norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian, por descobertas sobre receptores de temperatura e toque no corpo humano, que explicam como o calor, o frio e o toque podem iniciar sinais em nosso sistema nervoso. O conhecimento está sendo usado para desenvolver tratamentos para uma série de doenças, incluindo dores crônicas.
O Prêmio Nobel 2021 de física foi dado a Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi s pelo modelo físico do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo com segurança o aquecimento global.
O nipo-americano Syukuro Manabe demonstrou como o aumento das concentrações de dióxido de carbono na atmosfera leva ao aumento da temperatura na superfície da Terra. O alemão Klaus Hasselmann criou um modelo que liga o tempo e o clima, e o italiano Giorgio Parisi descobriu padrões ocultos em materiais complexos desordenados.
As informações são do G1.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer