- David Bowie (foto: Joe Schaber, AP)

Primeira vez desastrosa: David Bowie foi proibido de se apresentar nos EUA em 1971 [FLASHBACK]

Na primeira turnê norte-americana, o músico foi impedido de realizar performances ao vivo por causa de um visto

Julia Harumi Morita | @the_harumi Publicado em 27/01/2021, às 13h31

Em janeiro de 1971, David Bowie chegou nos Estados Unidos pronto para divulgar o terceiro disco da carreira, The Man Who Sold The World (1970). Contudo, o que era para ser uma primeira vez grandiosa, acabou sendo desastrosa por causa de um problema com o visto de trabalho do músico. 

Segundo o Daily Mail, Bowie teve o pedido negado por oficiais da fronteira e apenas recebeu um visto de turismo. Assim, o artista estava proibido de realizar os shows da turnê de divulgação, que estava planejada para durar três semanas, segundo a Rolling Stone EUA.

Sem poder fazer apresentações ao vivo, o músico precisou se adaptar e fazer entrevistas em rádios para falar sobre o novo disco - o que não era nada animador para o artista, que tentava ganhar destaque há pelo menos seis anos. O mais perto que Bowie conseguiu chegar dos planos originais foi fazer performances secretas pelo país.

Porém, nem todos os imprevistos resultaram em prejuízos. Bowie aproveitou a viagem para conhecer melhor os movimentos musicais  que cresciam nos EUA e se inspirou para escrever canções para próximo disco, Hunky Dory (1971), que antecedeu a criação de Ziggy Stardust e a consagração inevitável do astro do rock. 

Recentemente, os primeiros anos da carreira de Bowie e a caótica turnê norte-americana foram retratados na cinebiografia Stardust, estrelada por Johnny Flynn, a qual recebeu  críticas pela abordagem do período pré-fama do músico e a ausência das composições do artista- como a primeira viagem de Bowie aos EUA, a produção precisou lidar com restrições e não pode usar as canções no filme.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ OS PIORES FILMES DE 2020 | ROLLING STONE BRASIL

música notícia História estados unidos shows Turnê fatos david bowie primeira Curiosidade visto proibição The Man Who Sold The World stardust

Leia também

Kylie Minogue anuncia novo álbum e turnê mundial para 2025


Lágrimas no MAM: Arnaldo Antunes e Vitor Araújo estendem parceria em projeto audiovisual


Stevie Wonder promove turnê em estados indecisos sobre as eleições nos EUA


Slipmami lança 2º álbum, 'Até Aqui, Slip Nos Ajudou'; veja


Esposa de Brian May atualiza estado de saúde do guitarrista após derrame


Gal Costa: Briga por herança chega ao fim com acordo entre viúva e filho