Produção feriu a ei de Saúde e Segurança no Trabalho do Reino em relação a um caso de 2019
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 27/11/2023, às 15h07
Os produtores de Velozes e Furiosos 9 (2019), o nono filme da franquia, foram multados em US$ 1 milhão, após um dublê que trabalhava na produção sofrer ferimentos definitivos. A FF9 Pictures Limited, subsidiária da Universal Pictures se declarou culpada pela violação da Lei de Saúde e Segurança no Trabalho do Reino Unido na última semana.
O processo foi movido contra a produção em 2019, quando o dublê Joe Watts ficou gravemente ferido após uma manobra mal sucedida. Ele caiu de uma altura de 7,5 metros em uma superfície de concreto. Watts sofreu uma fratura no crânio e um traumatismo cranioencefálico. Uma investigação definiu que um fio do colete de acrobacias do dublê se soltou.
+++LEIA MAIS: Vin Diesel barrou participação de Jean-Claude Van Damme em Velozes e Furiosos
“Os ferimentos do Sr. Watts mudaram sua vida e ele poderia facilmente ter morrido”, disse a inspetora de HSE Roxanne Barker. “No trabalho de dublê, não se trata de prevenir uma queda, mas de minimizar o risco de lesão.”
Atualmente, Watts processa a FF9 por danos pessoais e pede US$ 1,2 milhão. Com filmes como Han Solo: Uma História Star Wars (2018) e Pokémon: Detetive Pikachu (2019), o dublê “não poderá retornar ao emprego anterior ao acidente”. Acrescenta: “Se ele puder trabalhar, sofrerá uma desvantagem permanente no mercado de trabalho”.
+++LEIA MAIS: Velozes e Furiosos: Vin Diesel revelou a data de estreia do 11º filme
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja