Com o maior número de indicações para um filme baseado em HQ na história, é hora de avaliar a probabilidade do longa ser premiado
Vinicius Santos Publicado em 19/01/2020, às 10h00
Coringa surpreendeu o público e a indústria do cinema ao ser indicado para 11 categorias do Oscar 2020. É um novo recorde de indicações para um filme com personagens baseados em HQ.
O Coringa é um dos maiores personagens da DC, e a qualidade do trabalho de Joaquin Phoenix como o personagem e de Todd Phillips na direção são inquestionáveis. Porém, é hora de analisar com calma: quais chances o filme tem de levar os Oscars e, principalmente, as mais prestigiadas estatuetas de Melhor Filme e Melhor Ator?
Com isso, analisamos produções já levaram Oscars e porquê, contra quem o filme concorre nesta edição e também quem já ganhou outras importantes premiações em 2020 e 2019 - como o Globo de Ouro. Veja abaixo:
Assim como no Oscar, o filme recebeu 11 indicações no BAFTA, porém não venceu. Por outro lado, no Globo de Ouro teve sólidas vitórias: Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora.
No AFI awards, Coringa conquistou o posto de Filme do Ano e Todd Phillips recebeu prêmios europeus de melhor direção e ganhou algumas premiações votadas pelo público.
Todas essas questões são precedentes positivos para Coringa, mas não muito. Outros concorrentes venceram prêmios mais importantes, como Era Uma Vez Em... Hollywood e 1917, como Melhor Filme e Melhor Diretor, respectivamente, no Globo de Ouro.
Nas categorias que envolvem bastidores, Coringa tem chances mistas. Em Melhor Maquiagem e figurino, por exemplo, tem boas chances de ganhar, graças a maquiagem e roupas realistas de palhaço de Arthur Fleck, competindo como Malévola: Dona do Mal, que, apesar da qualidade, tem métodos de maquiagem e figurino mais tradicionais feitas pelos estúdios Disney.
Já em edição de som e mixagem de som, o páreo é bem duro. Ford vs Ferrari e 1917 tem mais probabilidade de vencer devido ao desafio técnico. Em roteiro adaptado, Jojo Rabbit, Adoráveis Mulheres e O Irlandês se destacaram muito e deixam a escolha do premiado difícil de antecipar.
Para as estatuetas mais prestigiadas, Sam Mendes, Bong Joon-oh, Quentin Tarantino e Martin Scorsese são nomes intimidadores para Melhor Diretor, e Todd Phillips está em uma certa desvantagem devido ao legado dos concorrentes.
Já as chances de Joaquin Phoenix para Melhor Ator são bem altas, ainda que Adam Driver (História de um Casamento) e Leonardo DiCaprio sejam concorrências respeitáveis. O Globo de Ouro de Phoenix é forte indicativo de um Oscar.
Por fim, o mais prestigiado Melhor Filme. Coringa tem chances reais de ganhar, e talvez demore muito para outro filme de HQ ter a mesma força, mas Parasita ganha pontos pela ousadia e inovação e Era Uma Vez Em... Hollywood pelas críticas e comentários sobre a indústria do cinema. Já a conquista técnica de 1917 e a vitória no Globo de Ouro também dão fortes chances ao longa.
A cerimônia do Oscar tem dado mais atenção e reconhecimento aos filmes de HQ. Em 2018 foram dois filmes premiados: Homem-Aranha no Aranhaverso (Melhor Animação) e Pantera Negra (Design de produção, Figurino e Trilha Sonora, além de uma indicação a Melhor Filme), além da enxurrada de indicações para Coringa.
Quando o assunto é o Palhaço do Crime, a academia também tem um grande precedente de reconhecimento: o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008).
+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'
Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'
Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro
Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'