Poucas músicas atingiram os integrantes da banda como uma obra-prima desde a primeira audição, exceto Strawberry Fields Forever
Redação Publicado em 12/08/2019, às 16h11
Nenhum dos Beatles soube reagir quando algum deles trouxe uma música para o estúdio pela primeira vez. Em Let It Be, você consegue ver George Harrison sendo indiferente depois que John Lennon apresenta "I Me Mine".
Mas Lennon já sabia o que era ter uma música mal recebida. Em 1967, o produtor George Martin perguntou o que ele pretendia dizer quando escreveu "I Am the Walrus".
+++ LEIA MAIS: Por que o produtor dos Beatles odiou a música I Am the Walrus?
Com o tempo, Martin e os Beatles trabalharam as ideias de John e as transformaram em clássicos, mas o começo não foi tão bom assim.
"A Day in the Life" foi uma das exceções, já que Martin e os outros Beatles, especialmente Paul McCartney, a adoraram desde o começo. Outra música foi "Strawberry Fields Forever", que assim que Lennon a apresentou nos estúdios Abbey Road, McCartney chamou de "absolutamente brilhante".
Mas poucas músicas atingiram os integrantes da banda como uma obra-prima desde a primeira audição.
Quando falamos de criatividade e cooperação, os Beatles podem ter atigindo o auge em 1966. Durante as sessões do Revolver, John finalmente elogiou Paul depois de ouvir "Here, There and Everywhere". E esse espírito de parceria continuou durante o ano mesmo que a dupla permanecesse competitiva.
Quando John apresentou "Strawberry Field Forever" no estúdio, Paul declarou que a música era extraordinária. Geoff Emerick descreveu o momento:
"Desde a primeira nota, era óbvio que essa nova música de Lennon era uma obra-prima", escreveu Emerick. "As palavras eram convincentes e havia algo mágico no timbre distante da voz de John." Depois que ele terminou, Emerick lembra-se de um "silêncio atordoado" na sala.
Ninguém falou até que Paul ofereceu deu a sua opinião. "Isso é absolutamente brilhante".
+++ LEIA MAIS: Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?
"Na maioria das vezes, quando Lennon tocou uma de suas músicas pela primeira vez, todos nós pensavámos: 'Uau, isso é ótimo'. Mas essa música foi algo especial.", disse Emerick.
O início de "Strawberry Field" já parecia promissor, mas ninguém tinha ideia do que ainda estava por vir. Os Beatles tinham acabado de adquirir um Mellotron, e Paul finalmente trabalhou na abertura com o teclado. Mas a banda trabalhou por três dias inteiros sem fazer muitos progressos.
Quando John decidiu que queria algo maior e, o mais importante, "mais pesado". Então, Emerick lembrou de violoncelos e trombetas, e George Martin começou a trabalhar em cima disso como de costume. Depois de tudo, John disse que gostou mais do original mas decidiu que queria uma mistura das duas versões.
+++ LEIA MAIS: Yesterday: o que mais não existiria em um mundo sem os Beatles?
Com isso, Emerick conseguiu juntar as duas gravações apesar de estarem em alturas diferentes. (Ele acelerou um e diminuiu o outro, o que deu o efeito de um vocal distorcido que você ouve na gravação.)
No fim, quando mostraram o produto finalizado, John concordou com Paul. "Brilhante", disse.
+++ LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja