Poucas músicas atingiram os integrantes da banda como uma obra-prima desde a primeira audição, exceto Strawberry Fields Forever
Redação Publicado em 12/08/2019, às 16h11
Nenhum dos Beatles soube reagir quando algum deles trouxe uma música para o estúdio pela primeira vez. Em Let It Be, você consegue ver George Harrison sendo indiferente depois que John Lennon apresenta "I Me Mine".
Mas Lennon já sabia o que era ter uma música mal recebida. Em 1967, o produtor George Martin perguntou o que ele pretendia dizer quando escreveu "I Am the Walrus".
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Com o tempo, Martin e os Beatles trabalharam as ideias de John e as transformaram em clássicos, mas o começo não foi tão bom assim.
"A Day in the Life" foi uma das exceções, já que Martin e os outros Beatles, especialmente Paul McCartney, a adoraram desde o começo. Outra música foi "Strawberry Fields Forever", que assim que Lennon a apresentou nos estúdios Abbey Road, McCartney chamou de "absolutamente brilhante".
Mas poucas músicas atingiram os integrantes da banda como uma obra-prima desde a primeira audição.
Quando falamos de criatividade e cooperação, os Beatles podem ter atigindo o auge em 1966. Durante as sessões do Revolver, John finalmente elogiou Paul depois de ouvir "Here, There and Everywhere". E esse espírito de parceria continuou durante o ano mesmo que a dupla permanecesse competitiva.
Quando John apresentou "Strawberry Field Forever" no estúdio, Paul declarou que a música era extraordinária. Geoff Emerick descreveu o momento:
"Desde a primeira nota, era óbvio que essa nova música de Lennon era uma obra-prima", escreveu Emerick. "As palavras eram convincentes e havia algo mágico no timbre distante da voz de John." Depois que ele terminou, Emerick lembra-se de um "silêncio atordoado" na sala.
Ninguém falou até que Paul ofereceu deu a sua opinião. "Isso é absolutamente brilhante".
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"Na maioria das vezes, quando Lennon tocou uma de suas músicas pela primeira vez, todos nós pensavámos: 'Uau, isso é ótimo'. Mas essa música foi algo especial.", disse Emerick.
O início de "Strawberry Field" já parecia promissor, mas ninguém tinha ideia do que ainda estava por vir. Os Beatles tinham acabado de adquirir um Mellotron, e Paul finalmente trabalhou na abertura com o teclado. Mas a banda trabalhou por três dias inteiros sem fazer muitos progressos.
Quando John decidiu que queria algo maior e, o mais importante, "mais pesado". Então, Emerick lembrou de violoncelos e trombetas, e George Martin começou a trabalhar em cima disso como de costume. Depois de tudo, John disse que gostou mais do original mas decidiu que queria uma mistura das duas versões.
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Com isso, Emerick conseguiu juntar as duas gravações apesar de estarem em alturas diferentes. (Ele acelerou um e diminuiu o outro, o que deu o efeito de um vocal distorcido que você ouve na gravação.)
No fim, quando mostraram o produto finalizado, John concordou com Paul. "Brilhante", disse.
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