O Fab Four se juntou ao integrante da banda 'rival' para gravar o saxofone da b-side de "Let It Be"
Redação Publicado em 04/04/2021, às 14h30
Apesar de serem vistos como rivais e terem trocados algumas farpas ao longo da carreira, os Beatles e os Rolling Stones se ajudaram a conseguir contratos com gravadoras, dividiram equipamentos e até gravaram uma música juntos.
De acordo com o Express UK, a música "You Know My Name (Look Up The Number)", faixa lançada com o b-side da música "Let It Be", contou com a participação especial e secreta de Brian Jones no saxofone.
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Segundo o veículo, John Lennon revelou em uma entrevista que a faixa era como uma piada. “Eu estava esperando por [Paul McCartney] na casa dele, e vi que a lista telefônica estava no piano com o nome, 'Look Up The Number'. Era como um logotipo e eu apenas o mudei. Seria um tipo de música do Four Tops - as mudanças de acordes são assim - mas nunca se desenvolveu, e nós fizemos uma piada disso.”
McCartney também revelou em entrevistas que a canção tinha originalmente 15 minutos de duração e eles trabalharam cerca de dois a três anos nela em "sessões intermináveis, loucas e divertidas".
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Lançada em 1970, "You Know My Name (Look Up The Number)" conta com um dos últimos créditos de Jones, que morreu logo após os colegas do Rolling Stones tirarem ele do posto de guitarrista principal, em 1969.
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Em 22 de março de 1963, os Beatles lançaram o disco de estreia, Please Please Me - e foi o primeiro registro gravado do quarteto de Liverpool apresentado ao mundo. Aqui estão 10 curiosidades sobre o álbum - que você provavelmente não sabia:
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O disco não teve um bom retorno em um primeiro momento. Na verdade, demorou seis meses para que o reconhecimento dos Beatles começasse a acontecer como álbum Please Please Me. Vale lembrar que o single, de mesmo nome, lançado em 1962, foi bem recebido pelo público e tornou-se um sucesso no Reino Unido.
O álbum teve que ser gravado rapidamente, de modo a capitalizar o sucesso do single “Please Please Me”, que vinha subindo nas paradas há dois meses. George Martin reservou duas sessões consecutivas de estúdio, começando às 10 horas da manhã de uma segunda-feira. Precisou de uma terceira sessão para concluir o trabalho que Martin conseguiu e “Twist and Shout” foi finalizada assim que o tempo de estúdio acabou, às 22h45.
Como membro honorário da Sociedade Zoológica de Londres, dona do Zoológico de Londres, Martin julgou que seria interessante fazer os Beatles posarem em frente à casa de insetos do Zoológico para a capa.
A Sociedade, contudo, não gostou da ideia e recusou educadamente. Martin trouxe o fotógrafo Angus McBean que simplesmente tirou a foto da escada do lado de fora do prédio da gravadora EMI.
Apesar do custo da sessão extra de estúdio, o dia inteiro cobra cerca de £ 400 - em média R$ 2.600,00 na cotação da libra nesta segunda, 30. Esse número é bem baixo se comparado ao valor médio de gravação.
The Shadows era a principal banda pop no Reino Unido na década de 1960 - e era o principal concorrente, e anteriormente, influência para os Beatles. Com Please Please Me, o quarteto de Liverpool queria inserir novos sons e estilos para ocupar o espaço de The Shadows.
Em Please Please Me foi a única vez que os créditos das músicas foram escritos como “McCartney-Lennon” e não “Lennon-McCartney”. Paul disse mais tarde à Rolling Stone que o plano era alternar os créditos - às vezes Lennon viria primeiro, e outras McCartney. "Lennon-McCartney", contudo, rapidamente se tornou "um bom logotipo", contou o baixista.
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O título da música, e portanto, do disco, foi inspirado por uma canção antiga de Bing Crosby chamada "Please". "Sempre fiquei intrigado com o duplo uso da palavra 'please'", disse Lennon em uma entrevista.
Os Beatles guardaram “Twist and Shout” para o final e sabiam que só conseguiriam um ou dois takes de gravação, porque depois de quase 9 horas seguidas de canto sem descanso, a voz de John Lennon estava destruída. A música precisou ser gravada em apenas um take. Mais tarde, o vocalista disse sobre a gravação desta canção: “Não conseguia mais cantar, apenas gritar.”
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Inicialmente, Paul McCartney escreveu “Misery” para Helen Shapiro - uma das cantoras mais famosas e reconhecidas da época - a pedido do empresário dela. A música, contudo, foi negada pelo mesmo e acabou tornando-se uma das faixas do disco.
Martin queria capturar a magia e a emoção das apresentações ao vivo dos Beatles no Cavern Club, e até visitou o espaço para descobrir os detalhes técnicos para gravar lá. O momento não deu certo, então o produtor reservou o estúdio. "Foi uma apresentação direta do repertório do palco - uma transmissão, mais ou menos", disse Martin.
Mais tarde, Lennon concordou: "Esse disco tentou nos mostrar ao vivo e foi a coisa mais próxima do que poderíamos ter soado ao público. Você não percebe a atmosfera ao vivo da multidão, mas é o mais próximo possível de saber como éramos antes de nos tornarmos os Beatles 'inteligentes'."
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"Eu sempre disse a McCartney: 'Please Please Me'. Eu simplesmente amo os sinos, e eu estava lá na época e foi lindo", respondeu Richards após ser questionado por Jimmy Fallon sobre qual música dos Beatles era a favorita dele. "Existem outras ótimas, mas se eu tiver que escolher um, 'Please Please Me’ com certeza."
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