- Christopher Tolkien desenhou o mapa da Terra Média (Foto 1: Reprodução/ Twitter/ Foto 2: Reprodução)

Qual o destino da franquia O Senhor dos Anéis depois da morte de Christopher Tolkien?

Filho de J. R. R. Tolkien, Christopher morreu nesta quinta, 16, aos 95 anos de idade

Redação Publicado em 18/01/2020, às 15h00

Christopher Tolkien, filho de J. R. R. Tolkien - autor de O Senhor dos Anéis - morreu nesta quinta, 16, aos 95 anos de idade. As informações são da Tolkien Society, que publicou uma foto dele no Instagram ao lado de condolências a família.

Terceiro dos quatro filhos de Tolkien, Christopher era conhecido por barrar diversas adaptações da saga de fantasia. Por isso, a morte dele pode significar que mais adaptações e personagens apareçam em séries e no cinema. 

+++ LEIA MAIS: Antes de ser uma trilogia com 17 Oscars, O Senhor dos Anéis foi desenho animado sombrio e bizarro 

Vale lembrar que Christopher foi um dos responsaveis por propagar as obras de J. R. R. Tolkien depois da morte do ator em 1973. Foi o filho mais ligado à obra, e trabalhou ativamente nas publicações e em edições dos livros da trilogia, além de compilações para edições póstumas. 

Talvez a contribuição mais memorável dele, porém, seja o mapa da Terra Média. Desenhado à mão por Christopher, a ilustração aparece no início das impressões da trilogia de O Senhor dos Anéis desde os anos 1950, e ajudou a entender e incrementar a mitologia da terra dos Hobbits.

+++ LEIA MAIS: Amazon procura 'pessoas feias e ’peludas’ para série de O Senhor dos Anéis

Crítico da trilogia desenvolvida por Peter Jackson, Christopher não gostava de como a história foi introduzida nos filmes e acreditava que a essência dos livros de J.R.R. Tolkien não foram reproduzidas.

A Amazon, que está desenvolvendo uma série inspirada em O Senhor dos Anéis, precisou atender exigências da Tolkien Estate - empresa responsável por administrar toda a propriedade intelectual de J.R.R. Tolkien - para ela ser autorizada. Inclusive, Christopher fazia parte da empresa até 2017.

+++LEIA MAIS: O Senhor dos Anéis inspira possível nova trilogia de Star Wars com Keanu Reeves; entenda

Com a morte de Christopher, há a preocupação de como a história e os direitos da obra de Tolkien serão negociados em futuras parcerias. Como os direitos de O Senhor dos Anéis e O Hobbit estãos nas mãos da Middle-Earth Enterprises e os da Segunda Era estão com a Amazon, resta saber como fica o destino da Primeira Era, que está com a Tolkien Estate.

Ela é cobiçada porque estúdios podem mostrar interesse em fazer uma adaptação da obra O Silmarillion. Apenas a herdeira caçula e única menina da família, Priscilla, de 90 anos, continua viva. Assim, ela pode negociar os direitos da Primeira Era e abrir a saga medieval para o universo das séries e filmes.


+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL 

Amazon futuro morte O Senhor dos Anéis estúdio adaptação J. R. R. Tolkien direito Christopher Tolkien

Leia também

Esposa de Brian May atualiza estado de saúde do guitarrista após derrame


Slipmami lança 2º álbum, 'Até Aqui, Slip Nos Ajudou'; veja


Gal Costa: Briga por herança chega ao fim com acordo entre viúva e filho


Netflix: Emily em Paris é renovada para 5ª temporada; veja


Quem é o rapper Sean Diddy e por que ele está sendo acusado de crimes graves?


Liniker fará show de abertura em passagem de Lenny Kravitz por São Paulo