Receita arrecadada no Spotify por artistas e gravadoras independentes foi a maior da história da plataforma de streaming de música
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 28/02/2024, às 10h24Pela primeira vez, Spotify revelou quanto de receita que artistas e gravadoras independentes geraram na plataforma de streaming em 2023, ano que representou recorde para os cantores e bandas que não possuem vínculo com uma grande gravadora - e os números impressionam.
Em comunicado enviado à imprensa, a empresa revelou como artistas e gravadoras independentes geraram quase US$ 4,5 bilhões, valor que representa cerca de metade do que toda a indústria gerou no Spotify (US$ 9 bilhões). Além disso, essa arrecadação representa quatro vezes mais daquilo gerado em 2017.
A apresentação de Usher no intervalo do Super Bowl no último domingo, 13, continua reverberando. O Spotify revelou que houve um aumento de reprodução nas músicas do artista depois do show no evento esportivo, quatro delas ultrapassam a faixa de 1000%.
Os streams do cantor aumentaram cerca de 550% nos Estados Unidos. A faixa que abriu o show "Caught Up" atingiu 2000% de aumento em reproduções entre 18h e meia-noite de domingo, no horário do Pacífico. Este foi o maior aumento percentual.
+++LEIA MAIS: Os 10 maiores hits de Usher, atração do Super Bowl LVIII
“U Don't Have To Call”, “Love In This Club” e “Bad Girl” também tiveram bons números. As três canções atingiram 1000% de aumento durante o mesmo período de seis horas. Outras músicas que apresentaram resultados expressivos foram as colaborações entre Usher e os convidados da noite. "My Boo", colaboração com Alicia Keys, cresceu 690% em streams e “Yeah!”, com Lil Jon e Ludacris chegou a 520%.