Bilhões e bilhões de dólares são necessários para manter viva a indústria de streaming digital
Redação Publicado em 09/08/2019, às 16h38
Quando a Netflix estreou seu serviço de streaming, era a soberana do meio. Começou a ganhar muitos seguidores e muito, muito dinheiro com a proposta inovadora de um catálogo enorme de filmes e séries - e também gastava essa grana aos montes com contratos com canais de TV e, posteriormente, com suas séries originais superproduzidas e de salários generosos.
Mas o reinado da Netflix começou a ser ameaçado quando outras empresas começaram a perceber o bom negócio que é um serviço de streaming, e essa realização teve duas consequências: a saída de programas de seu acervo e o nascimento de rivais diretos - como os serviços de streaming da Disney (Disney +), Warner Bros (HBO Max), Amazon (Amazon Prime Media), e o Hulu.
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Para tentar continuar no jogo, a Netflix precisoum, então, investir cada vez mais em programas originais - e gastar ainda mais dinheiro. Em 2018, US$ 12 bilhões foram aplicados nisso; em 2013, o valor foi de US$ 2,5 bilhões. Um aumento considerável e perigoso, tendo em vista que a Netflix reportou uma perda de 130 mil assinantes nos EUA no último trimestre, além de não conseguir alcançar a marca esperada de 2,7 milhões de novos assinantes no mundo.
Mesmo assim, o clássico serviço de streaming ainda precisa investir muito mais dinheiro para alcançar a marca de alguns dos gigantes da indústria que chegam agora. Só a Disney, por exemplo, gastou para o Disney + a quantia incrível de US$ 24 bilhões. E a Amazon investiu US$ 1 bilhão para produzir O Senhor dos Anéis - a série mais cara da história.
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Então, embora em 2019 a Netflix deve investir entre US$ 10 bilhões e US$ 15 bilhões e, produções originais, ainda está longe de conseguir conquistar o primeiro lugar da lista de gastos - e retomar o monopólio dos assinantes. Veja a lista da THR sobre os gastos de 2018 em produções próprias dos maiores serviços de streaming:
Disney: $24 bilhões
NBCUniversal: $13 bilhões
WarnerMedia: $11 bilhões
Netflix: $10.5 bilhões
Amazon: $8.6 bilhões
Apple: $1 bilhão
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