Referência do gênero, o músico trabalhou com lendas como Thelonious Monk e Bill Evans
Rolling Stone EUA Publicado em 02/03/2015, às 10h16 - Atualizado em 03/03/2015, às 01h27
Orrin Keepnews, quatro vezes ganhador do Grammy e produtor de lendas do jazz como Thelonious Monk, morreu neste domingo, 1°, na Califórnia, Estados Unidos, um dia antes de completar 92 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Morre o trompetista Clark Terry, aos 94 anos.
Keepnews começou como jornalista musical e editor, antes de fundar junto a Bill Grauer a gravadora Riverside Records, em 1953.
Por meio do selo, Monk lançou alguns de seus principais álbuns, como Brilliant Corners, de 1956 e Monk's Music e Thelonious Monk With John Coltrane, de 1957. A Riverside ainda gravou trabalhos de outros ícones, entre eles o Bill Evans Trio, Cannonball Adderley, Randy Weston e Charlie Byrd.
David Bowie flerta com o jazz em nova música; ouça “Sue (Or in a Season of Crime)”.
O produtor venceu o Grammy de algo como "Melhor Texto de Encarte", em 1984, com Interplay, de Evans, e, em 1988, com Thelonious Monk: The Complete Riverside Recordings. Ainda levou para casa o gramofone de Melhor Álbum Histórico, com o mesmo disco de Monk citado anteriormente e também com The Duke Ellington Centennial Edition: The Complete RCA Victor Recordings (1927-1973), compilação de 1999.
Em 2001, Keepnews foi nomeado um Jazz Master pela National Endowment of the Arts em nome das “significantes contribuições” para o gênero. Ele também recebeu um prêmio pelo conjunto da obra da National Academy of Recording Arts and Sciences, em 2004.
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral