Referência do gênero, o músico trabalhou com lendas como Thelonious Monk e Bill Evans
Rolling Stone EUA Publicado em 02/03/2015, às 10h16 - Atualizado em 03/03/2015, às 01h27
Orrin Keepnews, quatro vezes ganhador do Grammy e produtor de lendas do jazz como Thelonious Monk, morreu neste domingo, 1°, na Califórnia, Estados Unidos, um dia antes de completar 92 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Morre o trompetista Clark Terry, aos 94 anos.
Keepnews começou como jornalista musical e editor, antes de fundar junto a Bill Grauer a gravadora Riverside Records, em 1953.
Por meio do selo, Monk lançou alguns de seus principais álbuns, como Brilliant Corners, de 1956 e Monk's Music e Thelonious Monk With John Coltrane, de 1957. A Riverside ainda gravou trabalhos de outros ícones, entre eles o Bill Evans Trio, Cannonball Adderley, Randy Weston e Charlie Byrd.
David Bowie flerta com o jazz em nova música; ouça “Sue (Or in a Season of Crime)”.
O produtor venceu o Grammy de algo como "Melhor Texto de Encarte", em 1984, com Interplay, de Evans, e, em 1988, com Thelonious Monk: The Complete Riverside Recordings. Ainda levou para casa o gramofone de Melhor Álbum Histórico, com o mesmo disco de Monk citado anteriormente e também com The Duke Ellington Centennial Edition: The Complete RCA Victor Recordings (1927-1973), compilação de 1999.
Em 2001, Keepnews foi nomeado um Jazz Master pela National Endowment of the Arts em nome das “significantes contribuições” para o gênero. Ele também recebeu um prêmio pelo conjunto da obra da National Academy of Recording Arts and Sciences, em 2004.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja