- Brian May (Foto: Chris Pizzello / AP)

Queen teria se separado se não fosse por Freddie Mercury, diz Brian May

O guitarrista também relembrou os constantes conflitos com o baterista Roger Taylor

Redação Publicado em 15/04/2021, às 10h12

Brian May afirmou que o Queen teria se separado se não fosse por Freddie Mercury. Em entrevista ao Classic Rock, publicado pelo Louder Sound, o guitarrista falou sobre a habilidade do vocalista de tratar discussões de forma diplomática. (Via Express UK)

"É engraçado, porque se fosse só eu e Roger [Taylor], nunca teríamos ficado juntos… precisávamos de alguém que fosse o diplomata. E, estranhamente, Freddie era esse cara."

+++LEIA MAIS: Freddie Mercury não falava com integrantes do Queen no Rock in Rio [FLASHBACK]

O músico continuou: “[Freddie] era muito pragmático. Se ele visse uma situação que estava surgindo entre mim e Roger, ele conseguiria encontrar uma saída, um compromisso. Um dos grandes bordões de Freddie era: 'Não nos comprometemos.' Mas dentro da banda nós fizemos. E é por isso que sobrevivemos."

May relembrou como era o relacionamento dele com Roger Taylor nos tempos do Queen e falou sobre as constantes brigas com o colega de banda.

+++LEIA MAIS: O primeiro show de Freddie Mercury foi ‘chocante’, revela Roger Taylor; conheça

"Embora estejamos bem alinhados em alguns aspectos, somos diametralmente opostos em todo o resto. Não há um único assunto sobre o qual não temos opiniões opostas," disse o guitarrista. [Discutíamos sobre] qualquer coisa e nada. Uma nota, um ritmo, uma xícara de café, uma janela..."

Taylor também participou da entrevista e concordou com o colega sobre o passado cheio de conflitos e o papel fundamental de Mercury para evitar desdobramentos.

+++LEIA MAIS: Brian May compara Freddie Mercury com Adam Lambert: ‘Consegue fazer tudo e mais’

"Isso é absolutamente verdade... [nós brigamos sobre] mudanças importantes, arranjos, 'Por que você está fazendo isso? Não consigo ouvir os vocais.' Freddie foi o grande pacificador."

Apesar dos conflitos na juventude, May e Taylor aprenderam a lidar com as diferenças e "valorizar um ao outro". Hoje, os dois se consideram "irmãos de mães diferentes" e sabem que "são mais poderosos juntos do que separados."

+++ LEIA MAIS: Brian May acha difícil celebrar 50 anos do Queen sem Freddie Mercury: 'Isso muda nossos sentimentos'


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

+++MAIS SOBRE MÚSICA: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]

No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.

Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana

+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]

As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.

Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:

+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda


6 - All Apologies

Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged

+++LEIA MAIS: Como foi a passagem do Nirvana pelo Brasil em 1993: noite com João Gordo e caos no palco; assista ao show completo


5 - Drain You

O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.

Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.

"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.

+++LEIA MAIS: O dia em que Kurt Cobain teve overdose de heroína antes de tocar no Saturday Night Live [FLASHBACK]


4 - Come As You Are

Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico  recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.

Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind (1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.

+++ LEIA MAIS: Fotógrafo encontra imagens inéditas de um dos primeiros shows do Nirvana no Reino Unido


3 - Heart-Shaped Box

Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone, Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."

Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero (1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa. 


2 - Smells Like Teen Spirit

"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvana e deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.

"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.

+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?


1 - Lithium

Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind (1991) merece a colocação.

"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana

+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'

música banda notícia importante rock grupo Freddie Mercury queen brigas papel Curiosidade vocalista duração conflitos may brian rogaer taylor

Leia também

Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer


Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez