Quem é o diretor com maior número de indicações? E qual tem o maior número de vitórias na carreira? Qual foi o filme mais indicado de todos os tempos? E o mais vitorioso?
Redação Publicado em 10/02/2020, às 16h07
A cada novo ano, temos uma nova cerimônia do Oscar, e a cada nova premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, um novo filme que sai como o maior vencedor da noite.
Na edição de 2020, realizada no último domingo, 9, quem se consagrou foi o longa sul-coreano Parasita, que havia sido indicado em seis categorias, e levou para casa quatro delas. A produção de Sam Mendes sobre a Primeira Guerra Mundial, 1917, foi concorreu a 10 estatuetas, e ganhou três.
Mas quem são os maiores recordistas da história do Oscar? Quem é o diretor com maior número de indicações? E qual tem o maior número de vitórias na carreira? E quanto aos filmes, qual foi o mais indicado de todos os tempos? E o mais vitorioso?
Ficou curioso? Veja abaixo a resposta para essas perguntas.
Nessa categoria temos um empate triplo! A Mavalda (1958), Titanic (1997) e La La Land (2014) receberam 14 indicações nos respectivos anos em que disputaram o Oscar.
Temos aqui mais um empate triplo, dessa vez, entre Ben-Hur (1959), Titanic (1997) de novo e O Senhor Dos Anéis: O Retorno do Rei (2003). Os três filmes saíram foram vencedores de 11 estatuetas cada.
Nesse caso, mais um empate, mas entre duas produções não faladas em inglês: entre o chinês O Tigre e o Dragão (2000) e o mexicano Roma (2018). Ambos os filmes tiveram 10 indicações.
Já na categoria do filme internacional com mais vitórias, mais um empate. As 4 vitórias do suéco-franco-alemão Fanny e Alexander (1982) foram igualadas por O Tigre e o Dragão (2000).
Finalmente não temos um empate! Meryl Streep comanda essa categoria, com nada menos que 21 indicações ao Oscar ao longo da carreira.
Quem comanda o maior número de vitórias é a atriz Katharine Hepburn, com 4 estatuetas, pelos filmes Manhã de Glória (1933), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967), O Leão No Inverno (1968) e Num Lago Dourado (1981)
Martin Scorsese se tornou, com O Irlandês, o diretor vivo com mais indicações ao Oscar, um total de 9. Mas ainda não foi o suficiente para superar William Wyler, que recebeu 12 ao longo da carreira.
Já o cineasta com o maior número de vitórias no Oscar, temos o lendário John Ford, com 4 vitórias, pelos filmes O Denunciante (1935), As Vinhas da Ira (1940), Como Era Verde O Meu Vale (1941) e O Homem Tranquilo (1952).
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei reina absoluto nessa categoria, sem qualquer filme ter chegado perto. Em 2003, o filme dirigido por Peter Jackson levou para casa todos os 11 Oscars aos quais concorreu, e não deu nem graça para os indicados naquele ano.
+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer