- Quentin Tarantino (Foto: Emma McIntyre / Getty Images)

Quentin Tarantino pensa em virar escritor após aposentadoria dos cinemas

Em entrevista à Folha de São Paulo, Tarantino disse que gostaria de virar escritor e “experimentar com os livros” em nova fase da carreira

Redação Publicado em 09/07/2021, às 14h00

Não é novidade que Quentin Tarantino quer dirigir 10 filmes ao longo da carreira. O número específico significa que o próximo longa será o último do diretor — e em entrevista à Folha de S. Paulo, o cineasta revelou que pensa se dedicar aos livros após aposentadoria.

Recentemente, Tarantino publicou o primeiro livro da carreira: uma expansão de Era Uma Vez em... Hollywood, filme aclamado pela crítica e lançado em 2019. Em entrevista publicada na quinta, 8, o diretor explicou que pensa em virar escritor após dirigir último filme:  "Isso é algo que eu gostaria muito de fazer, experimentar com os livros".

+++LEIA MAIS: Quentin Tarantino precisou cortar cena favorita de Era Uma Vez em... Hollywood; entenda

O cineasta continuou: “Provavelmente as coisas mais violentas que eu já vi foram em livros, principalmente em romances de faroeste ou de terror. Quando o autor faz um bom trabalho descrevendo o que acontece, é tipo ‘p* merda’.”

Segundo Tarantino, a sensação de ler os acontecimentos nas páginas de uma obra é muito diferente de ver em uma produção cinematográfica: “Quando você vê um filme, você se pergunta o tempo inteiro como aquelas coisas são feitas. Mas, lendo um livro, seu cérebro faz todo o trabalho — é o único lugar onde os efeitos especiais funcionam perfeitamente.”

+++ LEIA MAIS: O que não vai faltar no último filme de Quentin Tarantino? Diretor responde

Conforme noticiado pela Folha, a romantização de Era Uma Vez em... Hollywood pode significar o começo de uma nova carreira de sucesso. A obra faz parte de um contrato de um par de publicações com a editora HarperCollins. 

Cinema Speculation será a próxima obra de Tarantino, que revela não se tratar de uma história ficcional. O livro deve se aprofundar na indústria cinematográfica dos anos 1970 — tudo, conforme anunciou a editora, pelo olhar de “um dos diretores mais celebrados do cinema e o seu mais devoto fã.”

+++ LEIA MAIS: Quentin Tarantino rebate críticas sobre cena de Bruce Lee em Era Uma Vez em… Hollywood: 'Chupem um p**'


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL

filme notícia cinema Livros diretor último quentin tarantino escritor era uma vez em hollywood

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer