Radiohead não desistirá de álbum convencional, garante guitarrista

Ed O'Brien alega que a banda foi mal interpretada ao comentar sobre o formato de futuros lançamentos; os preparos para o novo disco começam em algumas semanas

Da redação Publicado em 08/10/2009, às 18h31

Já há alguns meses alimenta-se a crença de que o Radiohead teria abandonado a ideia de lançar álbuns convencionais - em vez disso, apostariam em formas alternativas de distribuição, como liberar músicas aos poucos, em EP ou na internet.

O guitarrista Ed O'Brien, no entanto, flexibilizou essa posição. Inclusive, em entrevista à revista NME, antecipada pelo site At Ease, relevou que a banda "definitivamente" vai preparar novo álbum físico para o ano que vem.

"Fomos mal interpretados", disse O'Brien sobre os comentários de Thom Yorke. Em agosto, o frontman do Radiohead declarou à revista The Believer que "nenhum de nós quer entrar novamente em oba-oba criativo de um disco".

"Vamos fazer um álbum!", esclareceu O'Brien. Ele só não adiantou como será a primeira plataforma de lançamento para o sucessor de In Rainbows - ofertado tanto na versão virtual, em que o fã pagava o que bem entendesse (ainda que isso significasse não pagar nada), como na física.

O que isso quer dizer: mesmo que o disco esteja disponível para download, nada disso implicará a produção de vinis e CDs. "Nós amamos a arte [para os formatos físicos]. Isso não vai acabar. Ainda gosto de CDs. Peguei o CD da Speech Debelle [vencedora do Mercury Prize 2009] outro dia - quase baixei do iTunes, mas pensei, 'Não. Eu quero a coisa física."

Sobre o single recentemente liberado na internet, "These Are My Twisted Words", o músico disse se tratar de uma unidade separada, sugerindo que a faixa não serve como amostra do novo trabalho. "Poderia ser um lado mais sombrio de In Rainbows - tem aquela vibe outonal, de deixarmos o verão e entrarmos na escuridão."

O guitarrista afirmou que a banda se reúne neste inverno (verão, para o hemisfério sul) em Oxfordshire, onde eles mantêm estúdio. A estação mais gelado do ano, provavelmente, afetará o trabalho, avisa. "Típico do Radiohead. Vamos ao estúdio no inverno. É sempre miserável!"

Em maio, o baixista Colin Greenwood já havia dado pistas sobre o novo trabalho, mas nenhuma previsão. "Estamos no estágio em que temos esta grande caixa de Lego (...), analisando as pecinhas e pensando: 'e agora?'", afirmou à época.

Recentemente, O'Brien, por meio da Featured Artists Coalition (FAC), endossou a causa de Lily Allen, que defende maior severidade no trato com usuários piratas. Antes do burburinho antipirataria fomentado por Allen, tanto O'Brien como a instituição sustentavam posição mais flexível para quem baixasse arquivos de graça na internet.

radiohead ed-obrien

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja