Thom Yorke afirma que estratégia de lançamento de In Rainbows foi situação única
Da redação Publicado em 30/04/2008, às 13h59 - Atualizado às 15h41
No ano passado, o Radiohead tornou-se o centro das atenções da indústria fonográfica ao lançar o álbum In Rainbows de um jeito, até então, inédito: Thom Yorke e sua banda disponibilizaram todas as faixas para download na internet, e o fã é que decidia quanto pagar pelos arquivos (se quisesse, poderia baixar as canções sem gastar nada).
Mas isso é passado. Yorke disse ao site The Hollywood Reporter que o lançamento foi "uma reposta a uma situação em particular". Na época, o Radiohead já havia rompido o contrato com a gravadora EMI. "Eu não acho que agora teria o mesmo significado, se nós decidíssemos dar mais músicas. Foi um momento isolado", disse o vocalista.
O Radiohead não se pronunciou quanto ao sucesso da estratégia, mas foi com o lançamento de In Rainbows que a banda alcançou o auge de sua popularidade. Além disso, a atitude do grupo representou um marco na indústria fonográfica, sinalizando que o comércio musical precisa se renovar, já que com a internet a venda de CDs cai a cada ano. Depois de Thom Yorke, outros artistas também entraram na onda, entre eles o Nine Inch Nails (no início deste ano, o líder Trent Reznor liberou nove faixas de seu novo álbum para download gratuito) e o Coldplay, que na última segunda liberou o single "Violet Hill", do álbum Viva La Vida, na internet.
In Rainbows foi posteriormente lançado em CD, por meio de parceria da banda com selos independentes.
EXIT
O Radiohead está lançando, junto com a MTV, a campanha EXIT, contra o tráfico sexual e de trabalho. O canal de televisão e a banda fizeram, em parceria, o videoclipe da música "All I Need", que deve estrear nas filiais da MTV ao redor do mundo na próxima quinta, 1. Clique aqui para assistir ao vídeo.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja