Cena do filme <i>Ralé</i>, com Ney Matogrosso - Reprodução

Ralé, com Ney Matogrosso, e Califórnia, com Paulo Miklos, concorrem ao prêmio Prêmio Félix no Festival do Rio

Filmes disputam honraria voltada à diversidade de gênero neste domingo, 11, no CCBB carioca

Redação Publicado em 10/10/2015, às 12h10

O Prêmio Félix, dedicado à produção cinematográfica voltada à diversidade de gênero, chega à segunda edição em 2015. Parte do Festival do Rio, a premiação acontece na noite do próximo domingo, 11, no Centro Cultural Banco do Brasil da capital fluminense.

"Logo vi que ali dentro a homossexualidade não era um tabu", diz Ney Matogrosso sobre período na Aeronáutica.

Entre os concorrentes estão dois longas com músicos renomados no elenco. Um deles é Ralé (foto acima), com Ney Matogrosso interpretando o personagem Barão em um drama filosófico. O outro é Califórnia, dirigido por Marina Person, que se passa em 1984 e retrata uma viagem ao estado norte-americano, com o músico do Titãs, Paulo Miklos.

Os dois filmes citados fazem a estreia no Festival do Rio e concorrem na categoria ficção do Prêmio Félix. Entre os que disputam a honraria de documentário, está o dinamarquês Fassbinder - Amor Sem Cobranças, que retrata a vida do cineasta alemão do pós-guerra Rainer Werner Fassbinder.

Ney Matogrosso, um homem sexual.

Dois longas serão eleitos entre os 25 títulos cinematográfica voltados à diversidade de gênero exibidos no evento carioca. O júri será composto por Daniel Ribeiro – cineasta que dirigiu Hoje Eu Quero Voltar Sozinho –, Kathleen Gomes – jornalista e crítica portuguesa – e Gilberto Scofield – também jornalista.

Neste endereço é possível ver a lista de concorrentes completa ao Prêmio Félix, e saber os horários em que os filmes estão sendo exibidos no Festival do Rio. A premiação ocorre domingo, 11, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

música festival cinema Estreia lgbt ney matogrosso gay Califórnia longas ccbb Paulo Miklos rio festival do rio 11 barão domingo centro cultural banco do brasil Daniel Ribeiro ralé prêmio félix juri diversidade de gênro kathleen gomes

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja