Produção relembra viagem do brasileiro à Nigéria e resgate dos afrobeats, funk, sambas e mais no som
Redação Publicado em 24/09/2020, às 17h09
Refavela 40, documentário que narra a gravação do disco icônico de Gilberto Gil em 1977 - e a gigantesca relevância cultural e social dele até 2020 - foi indicado ao Emmy Internacional nesta quinta, 24.
O filme de 2019, com direção de Mini Kerti, produção da Conspiração e distribuição da HBO Latin America, concorre na categoria de Melhor Programa de Arte ao lado de filmes do Japão, Reino Unido e França.
Refavela 40 comemora os quarenta anos de lançamento de um dos discos mais importantes da música brasileira. Mostra como Gilberto Gil buscou inspirações dele na Nigéria, durante o 2º Festival Mundial de Arte e Cultura Negra. Além dos afrobeat "importado" do país da África, o músico também procurou inspirações no funk dos EUA, reggae, e no carnaval do Brasil - numa junção, quis homenagear a música negra.
“O filme trata da importância histórica do disco, seu aspecto visionário e a relevância que ganhou ao longo do tempo ao abordar, entre outras questões, aquelas relativas aos negros brasileiros e suas raízes africanas,” diz uma nota divulgada pela Conspiração. Refavela 40 está no HBO Go.
+++LEIA MAIS: Gilberto Gil publica foto com os 10 netos e desabafa sobre saudade na pandemia
A empresa informa, também, que a partir de Refavela 40, é a produtora com mais indicações ao Emmy - 10 delas. Em 2012, ganhou por A Mulher Invisível, feito para TV Globo.
+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja