Segundo o levantamento da CNT/MDA, a rejeição de Bolsonaro alcançou o maior índice desde a primeira pesquisa, realizada em fevereiro de 2019
Redação Publicado em 06/07/2021, às 09h59
A pesquisa CNT/MDA divulgada na segunda, 5 de julho, apontou um aumento na rejeição de Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o levantamento, que apresentou simulações das eleições de 2022, 63% reprovam o governo atual.
Em meio aos escândalos de corrupção e irregularidades nas compras de vacinas contra Covid-19, o levantamento indica que 63% dos entrevistados não votariam no atual presidente “de jeito nenhum”. Quanto a Lula (PT), 44,5% dos participantes da pesquisa disseram não votar no petista de jeito nenhum.
+++LEIA MAIS: Oposição protocola 'superpedido' de impeachment contra Bolsonaro; entenda
Segundo o site Infomoney, a pesquisa também questionou qual seria o fator mais importante para as eleições de 2022. 41,1% disseram que o mais relevante seria Bolsonaro não ser reeleito, enquanto 27,7% falaram o mesmo de Lula. 21,2% não falaram nenhuma das opções.
Caso o primeiro turno ocorresse hoje, segundo o UOL, a pesquisa indica que Lula teria 41,3% dos votos válidos contra 26,6% de Bolsonaro. Em um segundo turno, o petista ganharia de 43,2% a 33,7%.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro entra na lista de ‘predadores da liberdade de imprensa’
A pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) junto ao Instituto MDA também questionou os entrevistados sobre as urnas eletrônicas. Jair Bolsonaro (sem partido) argumenta que o sistema eleitoral brasileiro é fraudulento, e defende o voto impresso auditável.
Entre os participantes da pesquisa, 32,9% disseram ter confiança elevada no sistema de urnas eletrônicas, 30,8% manifestaram confiança moderada, 15,8% confiança baixa e 18,7% nenhuma confiança.
+++ LEIA MAIS: 'Vamos prender Bolsonaro', diz vice-presidente da CPI da Covid
Ainda, 58% dos entrevistados disseram ser favoráveis à impressão do voto para gerar mais confiança nos resultados. Outros 34,9% se posicionaram contra a mudança no sistema eleitoral porque já funcionaria bem.
Para a realização da pesquisa, o Instituto MDA realizou 2002 entrevistas presenciais entre 1º e 3 de julho de 2021 em 137 cidades de 25 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja