- Pink Floyd (Foto: Divulgação)

Relembre a estreia bizarra do Pink Floyd na TV dos EUA em 1967 [VÍDEO]

A apresentação foi constrangedora, principalmente para Syd Barrett

Redação Publicado em 08/04/2020, às 17h49

O Pink Floyd fez a estreia em um programa de televisão nos Estados Unidos, em 1967, em uma aparição no American Bandstand, onde tocaram “Oranges and Apples”, um momento que marcou o início do fim de Syd Barrett na banda, segundo relembrou o Far Out Magazine.

+++ LEIA MAIS: Os 25 discos favoritos de David Bowie: de The Velvet Underground a Syd Barrett 

American Bandstand foi um fenômeno cultural nos Estados Unidos que durou quase 40 anos até 1989 e era visto como uma enorme oportunidade de causar uma impressão duradoura no grande público de muitas bandas. Para o Pink Floyd, no entanto, essa foi uma oportunidade desperdiçada graças a Syd Barrett.

Após a banda ter começado a se apresentar, Dick Clark, o apresentador, fez uma curta entrevista e, optando por não perguntar nada relevante, perguntou a Roger Waters: “Você está aqui apenas dois dias. O que você acha da comida norte-americana por dois dias? Isso te agrada ou desagrada?”

+++ LEIA MAIS:  Como The Dark Side of the Moon vendeu mais do que qualquer disco dos Beatles ou Led Zeppelin?

Como a pergunta não era relevante, Waters respondeu: "Bem, tudo o que realmente tivemos foram dois cheeseburgers cada um, eu acho."

A entrevista, apesar de tão curta, tornou-se inconsequente quando Clark perguntou a Barrett "por quanto tempo você pretende ficar conosco". O espanto dele é agravado quando o entrevistador, inexplicavelmente, decide voltar as atenções para Richard Wright no meio da resposta.

+++ LEIA MAIS: A Primeira Viagem: Pink Floyd mudou o rock com The Piper at the Gates of Dawn, 50 anos atrás

O desempenho de Barrett estava vago, porque ele deixou claro que estava imitando e apenas olhando para o 'espaço' - e certamente não era a impressão que os colegas de banda desejavam deixar na plateia norte-americana. 

Em um documentário do VH1 sobre a turnê, anos depois, Rick Wright relembrou: "Me lembro no The Fillmore West quando Syd literalmente subiu ao palco e olhou para o espaço, desafinou todas as cordas e bateu nele para fazer esse barulho horrível. Estávamos pensando 'o que podemos fazer, o que podemos fazer'". Nick Mason acrescentou no documentário: "Devo rir com ou tentar matá-lo?"

As datas na América do Norte acabariam sendo interrompidas devido ao comportamento de Barrett, com David Gilmour sendo responsável pouco depois para substituí-lo.

Assista ao vídeo: 


+++ DISCOGRAFIA DO THE STROKES: OS ALTOS E BAIXOS DOS ARRUACEIROS DE NOVA YORK 

música Pink Floyd notícia ROGER WATERS Syd Barrett primeira apresentação na TV david guilmour

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja