Cantor teve o programa três anos após o fim da banda
Redação Publicado em 16/04/2020, às 12h01
O ano era 1973, os Beatles tinham acabado há cerca de três anos e Paul McCartney fazia o primeiro especial apenas dele na TV após o término da banda.
Na época, Paul tinha uma rixa com Lew Grade, dono do canal ATV e do catálogo da Northern Songs, empresa que publicava músicas escritas por John Lennon e McCartney. A tensão ocorria porque Paul dava crédito de composição para a esposa Linda, isso deixava Grade irritado.
Ou seja, Linda ser creditada nas músicas significava que a empresa de Lew Grade perderia os royalties das canções, pois iam também para a esposa de Paul McCartney. O executivo reclamava da falta de experiência profissional de Linda como compositora/música como prova da troca inteligente do cantor para manter os cheques do PRS na família.
A única maneira de apaziguar a situação foi com James Paul McCartney, o primeiro especial de TV do cantor após a saída dele dos Beatles, que teve o último especial, Magical Mystery Tour, lançado em 1967. O programa de 1973 seria uma exploração de McCartney como artista e uma forma de divulgação do segundo álbum dos Wings, Red Rose Speedway.
+++LEIA MAIS: O dia em que os Beatles acabaram e a música pop chorou [ESPECIAL]
O especial teve diversos momentos pessoais para McCartney, como o pub local dele em Liverpool, a esposa dele abria o programa. Até mesmo James Bond participou, durante a performance de "Live and Let Die".
Assista abaixo ao James Paul McCartney, de 1973.
+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA
Pantera Negra 3 será um dos últimos filmes antes da aposentadoria, diz Denzel Washington
Spotify lança podcast afrofuturista que mistura histórias de ficção com entrevistas
Keke Palmer afirma que Ryan Murphy a "destruiu" durante as filmagens de Scream Queens
Oasis no Brasil: Entenda o que é o Fan Ticket anunciado pela banda
Guitarrista mais rápido da história é homenageado com estátua de bronze; veja
Dwayne Johnson está aberto a filmes 'mais profundos': 'Eu evoluí'