- Billie Holiday (Foto: William P. Gottlieb / Wikimedia Commons)

Relembre a trajetória de Billie Holiday, uma das maiores vozes do jazz

A cantora nasceu há 106 anos e deixou um legado na música que permanece até os dias de hoje

Vitória Campos (sob supervisão de Isabela Guiduci) Publicado em 07/04/2021, às 18h42

Billie Holiday, conhecida também como Lady Day, nasceu há exatos 106 anos, no dia 7 de abril, na Filadélfia, Estados Unidos. A cantora de “Strange Fruit” e “Gloomy Sunday” é reconhecida pelos críticos musicais como uma das maiores vozes na história do jazz, além de ser a responsável por criar o jazz moderno. 

Com uma infância difícil, a artista era filha de pais adolescentes e foi criada por uma tia em Baltimore, EUA. Aos 10 anos, foi estuprada por um vizinho e levada para uma casa de ajuda a vítimas de abusos, onde sofreu mais agressões. 

+++ LEIA MAIS: O dia que uma cidade inteira ouviu jazz para escapar das garras de um serial killer [FLASHBACK]

Após quatro anos, foi morar com a mãe e começou a se prostituir. Com condições de vida precárias, corria o risco de ser despejada por não pagar o aluguel. Logo, começou a trabalhar como cantora em um bar no Harlem, EUA. 

Obviamente, Holiday se daria bem na música. Em 1932, atraiu a atenção do produtor musical John Hammond, que posteriormente a levaria para gravar o primeiro disco com a banda de Benny Goodman. Isso dava início à carreira grandiosa da artista. 

+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores solos de saxofone na música pop: de David Bowie a Lady Gaga [LISTA]


Nos holofotes

Holiday foi uma das primeiras mulheres negras a se apresentar com bandas de homens brancos. Cantou com Artie Shaw e Count Basie e com as orquestras de Duke Ellington e Teddy Wilson. Sem dúvidas, era um talento em ascensão com “God Bless The Child” e “Trav’ lin Light”. 

Casou-se três vezes, todas com músicos. Tinha o sonho de engravidar, porém, não conseguiu ter filhos. Os relacionamentos tinham fim devido a agressões e traições, além de todos tentarem controlar a vida e dinheiro de Holiday.

+++ LEIA MAIS: 5 músicas para se apaixonar pelo jazz experimental do Standing On The Corner

Enquanto vivia o auge do sucesso, a cantora começou a se afundar nas drogas e depressão. Foi presa em 1947 por portar heroína, mas ficou apenas alguns dias detida. Mesmo apaixonada pela profissão, tentou desistir da carreira e da própria vida. A tristeza da vida real era refletida na música e a cantora dominava o topo das paradas.


Início do fim 

Holiday descobriu uma cirrose hepática em 1959, proveniente do vício na bebida. No mesmo ano, foi internada e descobriu uma insuficiência cardíaca e edema pulmonar. Enquanto estava hospitalizada, policiais invadiram o quarto por posse de heroína e maconha. 

+++ LEIA MAIS: Os 6 melhores filmes de jazz e blues, segundo o Rotten Tomatoes [LISTA]

A cantora ficaria sob guarda policial até receber alta e, depois, encaminhada a um presídio, mas a prisão não aconteceu. Billie Holiday morreu no dia 17 de julho de 1959 em Nova York, EUA. Após a morte, deixou um legado na história da música e, principalmente, no jazz.

Recentemente, a trajetória da cantora foi relembrada e Andra Day interpretou Billie Holiday em The United States vs. Billie Holiday (2021). O filme sobre a história da cantora concorre a Melhor Atriz no Oscar 2021, e ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro.

+++ LEIA MAIS: Onde assistir aos principais filmes do Oscar 2021: Mank, Nomadland e mais


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA

notícias Jazz duke ellington billie holiday Strange Fruit Gloomy Sunday God Bless The Child Artie Shaw John Hammond Trav’ lin Light The United States vs. Billie Holiday

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições