- R.E.M (Foto: divulgação)

R.E.M. fala sobre o disco Monster: "Não queríamos fama, não queríamos dinheiro"

O álbum completa 25 anos de lançamento em 2019, e como comemoração, apresentarão disco de luxo

Redação Publicado em 29/10/2019, às 19h29

R.E.M. lançou o álbum Monster em 1994. Apesar de, na época, o grupo estar no auge da popularidade, o disco tinha um objetivo desafiador: afastar a banda de onde estava. Em entrevista para a BBC, Michael Stipe(vocal) e Mike Mills(baixo)sobre o aniversário de 25 anos do lançamento.

Segundo Mike Mills, a ideia de reinventar-se com o álbum surgiu, principalmente, devido à nova turnê: "Sabíamos que faríamos turnê pela primeira vez em cinco anos e queríamos fazer um disco que fosse divertido e relativamente fácil de tocar ao vivo. Só queríamos fazer muito barulho."

+++LEIA MAIS: R.E.M. lança nova versão de música em homenagem a Kurt Cobain; Ouça “Let Me In”

Na época do lançamento, Monster não foi bem recebido pela crítica. Mas Michael Stipe não se arrepende: "Gosto dele. Sabe, eu faria algumas alterações. Acho que existem duas músicas longas demais, mas é uma tentativa audaciosa de reinventar quem éramos na época e fazer algo que era alto, impetuoso e punk rock. Estou feliz com ele."

O renascimento da popularidade do disco fez a banda investir em uma versão de luxo reeditada, a ser lançada em novembro de 2019. Mas fazer o novo trabalho não foi fácil, e muitas músicas foram deixadas de lado, assim como na época das gravações de Monster

+++LEIA MAIS: Nirvana, Hole e R.E.M. estão arrasados (e surpresos) com as gravações perdidas em incêndio de 2008

"Tínhamos uma ética para algumas gravações [...] Se escrevêssemos uma música muito parecida com R.E.M., estava errada. Algumas dessas demos pareciam demais com músicas do R.E.M., e por isso não foram gravadas," revelou Mike Mills.

Michael Stipe também falou sobre as escolhas do disco e do verdadeiro objetivo da banda na época: "Não queríamos nos tornar o macaco dançarino. Essa não era a nossa agenda. Não queríamos fama, não queríamos dinheiro, queríamos ser uma banda criativa vital, e isso informava todas as opções."

+++LEIA MAIS: Disco 1999, do Prince, ganhará edição de luxo com 35 músicas inéditas

Em comemoração aos 25 anos de Monster, um kit de luxo será comercializado. Contará com 6 CD's, 15 demos não lançadas e outras gravações inéditas, como um conjunto de apresentações da banda durante a Monster Tour.

música banda disco notícia álbum r.e.m. Monster 25 anos luxo kit

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja