Pesquisa de Leandro Pereira Gonçalves revelou imagem do lutador vestindo uniforme do movimento
Redação Publicado em 10/08/2020, às 16h59
Hélio Gracie é considerado o responsável pela difusão do jiu-jitsu brasileiro. No entanto, uma pesquisa em andamento do historiador Leandro Pereira Gonçalves, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), revelou que o lutador fez parte do integralismo, um movimento fascista brasileiro dos anos 1930. As informações são do UOL.
O historiador pesquisou o jornal A Offensiva, veículo porta-voz do integralismo. Em uma capa, Gonçalves achou uma imagem de Gracie vestindo uma camiseta verde com o símbolo da letra grega sigma - marca do integralismo. A notícia dizia:
“Helio Gracie, o consagrado campeão patrício de jiu-jitsu, assignou sábado, em nossa redacção, o respectivo contracto com a Empreza Pugilistica Brasileira para a realização da esperada peleja com o valoroso instructor da Liga de Sports da Marinha, Takeo Yano."
O integralismo foi fundado por Plínio Salgado em 1932, inspirado no fascismo italiano de Mussolini e no nazismo de Hitler. A doutrina defendia valores nacionalistas, religiosos e conservadores.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro compartilha vídeo com frase famosa atribuída a Mussolini
Em entrevista ao UOL, Leandro Pereira Gonçalves falou sobre a descoberta: "Um amigo faixa preta de jiu-jitsu e historiador ouviu falar que o Hélio Gracie tinha uma simpatia com o integralismo. Fiquei curioso e fui atrás".
"Folheei minha documentação e achei a informação. Hélio Gracie foi um membro ativo e frequentava o núcleo de Ipanema. Ele foi referência no grupo, até porque nos anos 30 já era muito conhecido. A Ação Integralista Brasileira (AIB) valorizava a juventude, a agressividade e a virilidade masculina, e o esporte assumiu uma importância grande no integralismo e no fascismo como um todo”, continuou o pesquisador.
+++LEIA MAIS: 5 filmes para entender o fascismo e nazismo em regimes totalitários
Para o historiador, a foto na qual o lutador veste o uniforme do movimento é muito significativa: "Quando a pessoa veste a camisa verde, ela está incorporando não apenas um partido político, mas um modo de vida. Você era integralista em todos os momentos de sua vida".
+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA'
+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer