Perfis criticam Rihanna após o desfile Savage x Fenty apresentar modelos brancas com tranças usadas tradicionalmente por mulheres pretas
Redação Publicado em 29/09/2021, às 12h25
O terceiro desfile Savage X Fenty, que apresenta a coleção da grife de lingerie de Rihanna, estreou no Amazon Prime Video na sexta, 24 de setembro. Desde o lançamento no streaming, contudo, a cantora é alvo de acusações de apropriação cultural.
Segundo informações do site Independent, as críticas são, principalmente, relacionadas ao fato do desfile apresentar modelos brancas com tranças tradicionalmente usadas por mulheres pretas.
+++LEIA MAIS: Rihanna desiste do processo contra pai, Ronald Fenty; entenda
Diversas celebridades participaram do desfile elaborado por Rihanna, como a atriz e cantora Vanessa Hudgens e a modelo Emily Ratajkowski. Ambas escolherem usar tranças para o desfile e receberam diversas críticas nas redes sociais.
Emily Ratajkowski and Vanessa Hudgens looking incredible for Savage x Fenty 😍 #new pic.twitter.com/VfffuQcdPd
— CelebAddicted 🌹 (@celebxaddicted) September 24, 2021
No Twitter, o perfil de Dylan Ali, por exemplo, criticou, em tom irônico, a escolhe de penteado das modelos no desfile: “Amei o show da Fenty, mas acho que precisamos de um alerta de gatilho para ver tantas mulheres brancas em tranças.”
I love the fenty show but I think we deserved a trigger warning for seeing this many white women in braids
— Dylan Ali (@dylanali_) September 24, 2021
Em entrevista ao The Guardian, St Clair Detrick-Jules, autora do livro My Beautiful Black Hair, também comentou a polêmica envolvendo o desfile, e criticou a falta de entendimento sobre a profundidade da relação ente as mulheres negras e seus cabelos:
“Para os produtores do desfile de Rihanna, os modelos brancos com tranças negras são uma sensação exaustiva. Temos feito alguns progressos na educação de mulheres não negras sobre a profundidade de nossas conexões com nossos cabelos — mas aqui vêm os produtores deliberadamente ignorando todas as informações facilmente acessíveis online explicando o que é apropriação cultural e por que é prejudicial,” comentou.
Não é a primeira vez que Rihanna é acusada de apropriação e desrespeito cultural pelo desfile Savage x Fenty. Em 2020, a artista se desculpou por usar uma música típica da religião muçulmana do show de lingerie.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições