Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Capitão América (Chris Evans) no pôster do filme <i>Os Vingadores 2: A Era de Ultron</i> - Divulgação

Robert Downey Jr. deve voltar a interpretar o Homem de Ferro em Capitão América 3

Previsão é de que o filme siga a trama Guerra Civil, que chacoalhou o universo da Marvel Comics

Redação Publicado em 14/10/2014, às 12h55 - Atualizado às 13h19

Robert Downey Jr. já indicou que não gostaria de aposentar a armadura de Homem de Ferro – e sabe como poucos negociar um polpudo contrato. A Variety revelou nesta terça-feira, 14, que o ator está em vias de assinar e confirmar a participação no novo Capitão América, o terceiro filme solo do herói vivido por Chris Evans.

Heróis em LEGO nas HQs? Revistas da DC Comics ganham capas alternativas.

A participação de Downey Jr., segundo o site da revista norte-americana, funcionaria como o gatilho para o início da saga Guerra Civil, um evento que impactou profundamente os quadrinhos da Marvel Comics e colocou, frente a frente, os dois líderes dos Vingadores, o Capitão e o Homem de Ferro. Detalhes da trama, com spoilers, estão no fim do texto.

Galeria: Os dez piores filmes de super-heróis da última década.

A Guerra Civil seria o estopim para o começo da terceira fase do universo cinematográfico da Marvel, já que a segunda acabará em Os Vingadores 2: A Era de Ultron, que chegará aos cinemas brasileiros no dia 30 de abril de 2015 e promete trazer grandes impactos ao grupo de heróis ainda formado por Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra – e que ganhará a adição de Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson), Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany).

Veja imagens divulgadas de Batman v. Superman aqui.

A negociação de Downey Jr. se dá porque o contrato do ator garantiria apenas três filmes solo do Homem de Ferro e a participação em outros três filmes do supergrupo de heróis. Um quarto filme do também conhecido como Cabeça de Lata estava em pauta, mas o encontro com o Capitão América foi a solução encontrada pela Marvel. Originalmente, a empresa queria que Downey Jr. fizesse apenas uma pequena participação, mas o ator quer prolongar a vida do personagem Tony Stark na tela – e também um cheque mais substancial.

Dez super-heróis que deveriam ganhar filmes próprios.

Não é coincidência o fato da Marvel ter anunciado nesta segunda-feira, 13, que irá fazer um reboot da saga Guerra Civil nos quadrinhos em 2015 – veja no tuíte abaixo –, para apresentar a trama para um público mais novo, embora ela tenha sido publicada há oito anos, em 2006.

#CivilWar #1 -- Summer 2015 pic.twitter.com/o8732gL4lL

— Marvel Entertainment (@Marvel) October 13, 2014

Guerra Civil

Em 2006, a Marvel Comics rachou o elenco de super-heróis da editora em dois grupos liderados por Homem de Ferro e Capitão América. Após um acidente ter matado as crianças de um colégio por imprudência de um meta-humano, o governo norte-americano decide criar uma lei para que todos os mascarados se cadastrem, revelando a identidade de cada um deles e se tornem funcionários registrados do governo. Stark defende o registro, enquanto o Capitão parte para a ilegalidade e reúne um grupo de heróis rebeldes descontentes com a medida e com a atitude de Tony Stark. O embate entre os dois grupos é grave e traz, inclusive, grandes mudanças para a vida de Peter Parker, o Homem-Aranha.

filme evento cinema marvel retorno volta Robert Downey Jr homem de ferro chris evans capitão america Guerra Civil armadura

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições