Aerosmith no Rock in Rio 2017 - Fernando Schlaepfer/I Hate Flash/Divulgação

Rock in Rio 2017: pane na montanha-russa e Aerosmith poderoso marcam 4º dia

Dia ainda teve boas apresentações de Scalene, Fall Out Boy e Alice Cooper

Anna Mota e Lucas Brêda, do Rio de Janeiro Publicado em 22/09/2017, às 00h28 - Atualizado às 15h25

O Rock in Rio começou com um fim de semana pop, mas apostou em um line-up de classic rock para esta quinta-feira, 21. O público respondeu com camisetas de bandas, maquiagem pesada e muita animação, em uma tarde que, por estar no meio da semana, fez com que a Cidade do Rock demorasse mais que o normal para ficar cheia.

A menor movimentação não fez com que o dia fosse necessariamente mais tranquilo. Perto das 18h, a montanha-russa, uma das atrações mais procuradas pelo público, sofreu uma pane e deixou quatro pessoas presas durante 55 minutos. Com o incidente, que não deixou feridos, a organização decidiu fechar o brinquedo por tempo indeterminado.

O susto foi seguido pela grande chuva de fogos de artifício, anunciando o início das atrações no palco principal. Às 19h, o Scalene abriu a programação do Palco Mundo com um show sustentado em repertório próprio — e atual, já que lançou o disco mais recente, Magnetite, mês passado. A apresentação de qualidade provou o peso da produção musical contemporânea do país, com músicas como “Surreal” (de Real/Surreal, de 2013) e “Cartão Postal” (de Magnetite) sendo fortemente aplaudidas. Além do bom início de noite, o Scalene deixou a reflexão de que novas bandas podem (e devem) ter mais representatividade em festivais de peso como o Rock in Rio, afinal, a produção está a todo vapor. Só é necessário visibilidade.

Um pouco mais cedo, o palco Sunset já havia recebido o duo britânico The Kills. Em uma entrevista recente à Rolling Stone Brasil, o guitarrista Jamie Hince afirmou que “rock é atitude”. E foi isso que a apresentação dele ao lado de Alison Mosshart exalou. Com uma mescla de fases, a dupla trouxe riffs pesados do passado, como em “Kissy Kissy”, de Keep on Your Mean Side (2003), e elementos eletrônicos e dançantes do último disco, Ash & Ice (2016). Alison dominou o palco durante a uma hora de show, entregando uma performance enérgica e original.

No mesmo estilo caloroso seguiu o show de Alice Cooper, também no Sunset. O cantor, que completa 70 anos em 2018, comandou uma das horas mais intensas do festival, com um arsenal de recursos grotescos (como uma guilhotina, um boneco gigante do Frankenstein e uma câmara de gás) incrementando o rock pesado apresentado pela talentosa banda. “Poison” foi uma das canções mais vibradas, assim como “School’s Out”, que contou com a participação de Arthur Brown — que entrou ao som de um dos maiores sucessos dele, “Fire”. A apresentação, que ainda teve como surpresa uma entrada de Joe Perry, do Aerosmith (e colega de Cooper no projeto Hollywood Vampires), terminou com uma aclamada e breve cover de “Another Brick in the Wall”, do Pink Floyd, e com Cooper desejando “pesadelos maravilhosos” para a plateia.

Às 20h, o Fall Out Boy provou ter tamanho para o Palco Mundo com um catálogo da década passada, incluindo um final que teve “Thnks Fr Th Mmrs” e a surpreendente “Saturday”, não prevista no setlist. Também revigorou um dia dominado pelo passado distante e deu espaço para uma das vertentes menos respeitadas do rock, o emo, que passa por um revivalismo recente e merecia olhares mais atentos dos festivais brasileiros.

"Quantos ele tem mesmo?" "Nossa, ele ainda consegue cantar", era o que mais se ouvia em torno do Parque Olímpico. A soma de um repertório clássico com o vigor de Steven Tyler, 69 anos, e seus companheiros foi o necessário para incensar a noite no Rio de Janeiro. Ainda mais depois de um morno show do Def Leppard, também no palco Mundo. Foi uma possível despedida do Aerosmith das terras brasileiras com tudo o que o público tinha direito (incluindo um momento épico com "I Don't Wanna Miss a Thing" e uma cover de "Cone Together" , dos Beatles).

Acompanhe a cobertura do Rock in Rio pelas nossas redes sociais: estamos no Twitter (@rollingstonebr), Facebook (/rollingstonebrasil) e no Instagram (@rollingstonebrasil), com fotos e stories dos melhores momentos dos shows.

show rock rock in rio musica emo Scalene Aerosmith Alice Cooper cobertura Fall Out Boy 2017 The Kills arthur brown 4º dia

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja