Roger Waters em sua apresentação no festival Desert Trip - Reprodução/Facebook

Desert Trip: Roger Waters protesta contra Donald Trump durante show no festival

Ex-baixista do Pink Floyd aproveitou o evento histórico para se posicionar contra o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos

Redação Publicado em 10/10/2016, às 15h05 - Atualizado às 18h16

Roger Waters se apresentou no festival Desert Trip, em Indio, Califórnia, na noite de domingo, 9. O ex-baixista do Pink Floyd aproveitou a apresentação para posicionar-se politicamente, principalmente contra o candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump.

No telão, o rosto de Trump acompanhado da palavra “charada” apareceu enquanto Waters tocava “Pigs (Three Diferrent Ones)”. Foram projetadas imagens do republicano vestindo um capuz da Ku Klux Klan, grupo extremista dos Estados Unidos.

Um porco inflável gigante flutuava sobre o público com o rosto de Trump pintado na lateral, acompanhado pelas palavras “porco ignorante, mentiroso, racista, sexista”. Enquanto isso, o telão brilhava com a mensagem “Trump é um porco”.

LEIA TAMBÉM

Experimentalismo Perene: uma discografia selecionada do Pink Floyd

Entenda como o Desert Trip reuniu Dylan, McCartney, Stones, Waters, Young e Who

[Entrevista] Roger Waters sobre novo álbum conceitual, Trump, Israel e Hillary Clinton

Também foram feitas críticas à proposta de Trump de construir um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México para impedir a entrada de imigrantes. Ao som de “Another Brick in the Wall, Pt.2”, 15 crianças subiram ao palco vestindo camisetas com os dizeres “derrube o muro”.

Waters ainda demonstrou apoio ao movimento Black Lives Matter e ao BDS, movimento palestino que incentiva boicotes e sanções contra o governo de Israel.

A primeira leva de shows do Desert Trip aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Na sexta, 7, Bob Dylan ficou encarregado de dar início ao festival, seguido pelos Rolling Stones. O sábado, 8, contou com Neil Young, apresentando-se com a banda Promise of the Real, e Paul McCartney. Domingo, 9, foi a vez de Roger Waters e The Who, que deu fim aos três dias de apresentações. Os shows se repetirão nos dias 14, 15 e 16.

Veja trechos da apresentação de Waters abaixo.

Roger Waters tackling Trump at #DesertTrippic.twitter.com/ykrU2dBg8N

— Joe Lynch (@branniganlynch) October 10, 2016

música Pink Floyd ROGER WATERS Paul McCartney donald trump Bob Dylan neil young the rolling stones the who promise of the real desert trip

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja