O grupo The Roots levou um hip-hop fino ao palco do Planeta Terra. <a href="http://rollingstone.uol.com.br/noticia/roots-leva-hip-hop-fino-ao-palco-do-planeta-terra-2013/" target="_blank"><b><u>Leia aqui</u></b></a>. - Camila Cara/T4F/Divulgação

The Roots leva hip-hop fino ao palco do Planeta Terra

Banda mostrou clássicos da década de noventa e versatilidade televisiva

Lucas Reginato Publicado em 09/11/2013, às 21h59 - Atualizado em 10/11/2013, às 21h41

O grupo The Roots iniciou o show pontualmente às 18h no Planeta Terra 2013, mas não encontrou tanta gente. Teve quem ousou perder o espetáculo para ver Travis, que no mesmo horário atraiu uma grande plateia no palco principal. Melhor para quem, assim, conseguiu se aproximar dos norte-americanos e verificar a precisão de graves que muitas vezes remetem a um estilo mais atual - mesmo que o nome do grupo não seja à toa e ela cumpra sem dificuldades a missão de exaltar as raízes do hip-hop.

Planeta Terra 2013: veja um resumo do festival.

De perto ou de longe, não se perdia de vista a gigante Tuba que perambulava pelo palco. Ela vinha carregada pelo saxofonista Damon Bryson, apelidado Tuba Gooding Jr, que provou fôlego ao inclusive solar com o pesado instrumento de sopro. De vez em quando, o colocava de lado para também mostrar a habilidade cenográfica nos estalos dos dedos. Aconteceu em “Mellow My Man”, que ainda ganhou uma coreografia dos instrumentistas.

Questlove, talvez o mais icônico entre os integrantes da banda, abandonou o blackpower ao qual é tão associado. Não deixou de lado, contudo, a precisão na bateria que carrega mesmo as músicas acompanhadas por batidas eletrônicas. É uma banda experiente, e o rapper Black Thought rege a festa ao mesmo tempo em que dispara versos de canções como “The Next Movement”, responsável por abrir o espetáculo.

A apresentação iniciou com faixas antigas, frutos de uma primeira fase do grupo, de discos clássicos como Do You Want More?!!!??! (1995) e Things Fall Apart (1999). “Proceed”, por exemplo, foi encaixada logo no início e fez dançar os espectadores. É trazido à tona também a versatilidade dos músicos acostumados com adaptações por atuarem desde 2009 no programa televisivo Late Night with Jimmy Fallon.

O guitarrista Captain Kirk Douglas mostra um peculiar jeito de solar e acompanha com a voz as notas que toca. Desta forma, viaja por sucessos recentes e cantarola trechos de músicas como “Wrecking Ball”, de Miley Cyrus, “Somebody That I Used To Know”, de Gotye, e “Baby Boy”, de Beyónce, além de “Sweet Child O’ Mine”, do Guns N’ Roses.

Desta forma, a plateia, que se despedia do sol, acabou em uma pista de dança. A versatilidade da banda carregou os mais dispostos por variados caminhos, e todos eles passam pela dignificação das raízes com um hip-hop fino e genuíno.

Leia abaixo nossa cobertura completa do Planeta Terra 2013.

música Jimmy Fallon hip-hop planeta terra The Roots

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja