Apenas 90 membros do sindicato de roteiristas votaram contra as novas medidas
Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
Publicado em 10/10/2023, às 07h45Na segunda-feira (9), o Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas de Hollywood, anunciou que o novo acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) - que representa os estúdios como Netflix, Disney, Warner Bros. e mais - foi aprovado por 99% de seus membros, colocando um fim definitivo na greve de roteiristas, que durou quase 150 dias.
Em uma carta divulgada aos membros em seu site oficial, o WGA revelou que, dos 8.525 membros, apenas 90 votaram contra as novas condições, o que representa apenas 1% do total. Agora, o acordo aprovado vale de 25 de setembro de 2023, quando o novo contrato foi anuniado, até 1º de maio de 2026.
+++LEIA MAIS: Greve em Hollywood: roteiristas e estúdios chegam a acordo inicial; entenda
Alguns dos pontos discutidos para a formalização do novo acordo, segundo informações do Deadline, foram a dificuldade em receber remunerações com reajustes compatíveis com a inflação, a falta de pagamento por ganhos residuais - de produções reprisadas ou retransmitidas em canais a cabo ou em serviços de streaming -, a encomenda de séries com menos episódios por temporada e a regulamentação do uso de Inteligência Artificial para a produção de roteiros.
Apesar do fim da greve dos roteiristas, o WGA prestou solidariedade ao SAG-AFTRA, o sindicato dos atores, que continua em greve, e convidou os seus membros a continuarem prestando apoio aos colegas durante as manifestações:
"À medida que as nossas negociações chegam ao fim, nós não esqueceremos de nossos irmãos do SAG-AFTRA, que têm apoiado os roteiristas em cada passo do caminho. Apelamos à AMPTP para que negociem um acordo que atenda às necessidades dos artistas e, até que o façam, pedimos aos membros do WGA que possam continuar a aparecer nas manifestações em solidariedade", diz a carta.