RPM preparou um figurino que homenageia o glam rock dos anos 70. - Divulgação / Rui Mendes

RPM grava clipe de “Vidro e Cola (Linda)” com homenagens ao glam rock e pré-punk

Banda planeja o lançamento de CD e DVD ao vivo, gravados em São Paulo, para o primeiro semestre, além de ter um álbum de inéditas programado para o fim do ano

Pedro Antunes Publicado em 24/03/2013, às 14h50

O RPM corre contra o tempo neste 2013. A banda planeja para o ano atual o lançamento de um registro ao vivo, em CD e DVD, até junho, e um disco só de inéditas, que deve chegar às lojas no segundo semestre.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Como se a agenda já não estivesse cheia o bastante com as novas composições e os preparativos para a gravação do disco ao vivo, Paulo (voz e baixo), Luiz Schiavon (teclados),

Fernando Deluqui (guitarra) e Paulo P.A. Pagni (bateria) irão reeditar a canção “Vidro e Cola (Linda)”, a “balada mais tradicional de Elektra”, como definiu Paulo Ricardo à Rolling Stone Brasil.

A ideia surgiu justamente porque, como colocou o vocalista, a música cresceu sozinha. “Ela foi um cavalo azarão”, brinca. A banda havia escolhido como as duas músicas oficiais de trabalho deste disco "Dois Olhos Verdes" e a versão remixada de "Ninfa", que vinha no segundo disco, dedicado apenas aos remixes. “Acho que 'Vidro e Cola (Linda)' tinha dois caminhos a seguir. Um foi o que saiu em Elektra, uma balada, a outra teria uma pegada mais rock and roll”, explica. “É nisso que estamos trabalhando agora.”

Para embarcar ainda mais nessa sonoridade roqueira, que Paulo explica ser uma tendência para o disco de inéditas que está por vir, a banda decidiu gravar um novo videoclipe, com uma linguagem metalinguística, um clipe para homenagear os clipes. Mas a ideia aqui é voltar ao início da indústria dos vídeos, num momento pré-MTV norte-americana dos anos 80. “Nós [do RPM], já somos da geração dos clipes. A ideia era buscar aquelas figuras do início dos anos 70, que tinham uma androgenia, pareciam aliens”, diz ele, em referência ao personagem Ziggy Stardust, criado por David Bowie para o cultuado álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, lançado há 41 anos.

O clipe, gravado em São Paulo (veja os bastidores na galeria de fotos acima), passa por duas fases dessa década de crescimento da indústria dos vídeos musicais, o glam rock e o pré-punk, antes da revolução estética do Sex Pistols.

Paulo explica que tanto o vídeo quanto a nova versão da música serão incluídos neste novo trabalho ao vivo, ainda sem nome definido. O show, em si, ainda não foi gravado e o plano é que isso seja feito no Pavilhão de Exposições do Complexo do Anhembi, onde foi registrado o histórico Rádio Pirata ao Vivo , em 1986. Outras novidades que serão incluídas como bônus são a faixa “Vício”, uma adaptação da canção dos Rolling Stones “Miss You”, e “Vida Real”, tema do reality show Big Brother Brasil, que já está em sua terceira reformulação.

Depois disso, o RPM parte para o sucessor de Elektra. “Estamos trabalhando diariamente”, revela Paulo. “Temos alguns temas prontos, algumas coisas aparecendo, conceito, e está se desenhando um disco de rock. O anterior, como o nome já diz, se banhou bastante no nosso lado eletrônico. Agora, este virá com um peso maior de rock.”

bastidores Paulo Ricardo RPM clipe elektra

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja