O músico produziu mais de 80 artistas de sucesso e também saiu do pop ao trabalhar com Chris Cornell, Paul McCartney e Stevie Wonder
Nicolle Cabral Publicado em 19/09/2019, às 10h23
Adele, Ellie Goulding, Taylor Swift, Ariana Grande e Jonas Brothers. O que une todos esses nomes? Além da quantidade de hits liderando o topo das paradas da Billboard, os milhões de streams nas plataformas digitais e visualizações no YouTube, esses artistas de números grandiosos têm um denominador comum: Ryan Tedder.
O produtor, compositor, multi-instrumentista e líder do One Republic é a fórmula secreta por trás desses triunfos. Com a carreira profissional iniciada nos 2000, Tedder, aos 40 anos, acumula quase 20 anos de trabalho, e sensibilidade, que o levou a ser um dos nomes mais requisitados do mercado fonográfico norte-americano atualmente.
Ao todo, o músico coleciona 241 músicas gravadas por vários artistas e produziu mais de 80 deles. Além dos nomes citados acima, Tedder já colaborou com personalidades que estão fora da curva do pop - gênero musical mais recorrente em seus trabalhos - como Chris Cornell, Paul McCartney e Stevie Wonder.
A chave do sucesso, é claro, não foi posta apenas para engrenar outros projetos. Há 17 anos, Tedder investe no One Republic, banda formada em Colorado. O primeiro - e já certeiro - single "Apologize", do álbum de estreia Dreaming Out Loud, foi a prévia do sucesso global que a banda norte-americana de rock faria. A faixa ganhou, na sequência, um remix com o produtor Timbaland que ocupou as rádios e se manteve no Top 100 da Billboard por 47 semanas.
+++ Quando todos os artistas do pop se tornaram o DJ Khaled?
Após o hit, One Republic seguiu com mais três álbuns, ao todo, quatro projetos autorais que renderam mais grandes sucessos como "Good Life", "Secrets", "If I Lose Myself" e "Counting Stars". A última, que faz parte do terceiro álbum de estúdio Native, deu aos cinco integrantes o marco de serem a primeira banda a conseguir um bilhão de visualizações no YouTube e no selo Vevo. Além disso, a faixa ficou entre as 20 canções mais vendidas no mundo em 2013.
Paralelamente, no mesmo ano, Tedder foi responsável por produzir os discos 1989, de Taylor Swift, o primeiro propriamente pop da cantora, e Halcyon Days, álbum de estreia de Ellie Goulding, que chamou a atenção do público com o hit "Burn". A cantora, inclusive, se apresenta no dia 27 de setembro no Rock in Rio.
À Rolling Stone Brasil, Teddy refletiu sobre o processo de compor e produzir músicas para outros artistas e ao mesmo tempo pensar no One Republic - formado por Brente Kutzle, Eddie Fisher, Zach Filkins e Drew Brown.
Ele garante não sentir necessidade de se afastar para produzir. Quando o foco é voltado para outros artistas, ele aprecia o contato para trabalhar e buscar referências para agregá-las ao máximo. "Você precisa estar onde a música está".
Por estar envolvido nesse mercado há um bom tempo, Tedder também avaliou as mudanças da indústria e a forma de consumir música e disse que se essa expansão no mercado não tivesse acontecido, ele não teria contato com artistas tão incríveis da América Latina como a Rosalía e a Anitta, por exemplo. Tedder, inclusive, esteve em estúdio produzindo ao lado da cantora pop.
Quando se trata do One Republic, por serem amigos há um longo tempo, o músico conta que eles não encontram muitos problemas para achar um caminho. "Já temos uma coisa que é nossa."
Depois de um hiato de dois anos, a banda está voltando com novidades. Em julho, lançaram o single "Rescue Me" e o novo disco tem previsão de lançamento para ainda este mês. Enquanto o projeto não chega, aqui estão alguns hits - que você provavelmente deve ter ouvido - do extenso catálogo de produção de Tedder:
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja