Salman Rushdie será testemunha no caso em Nova York
Fernanda Decaris (@ferdecaris) Publicado em 01/11/2023, às 10h47 - Atualizado às 10h47
Salman Rushdie será testemunha do julgamento do homem que o esfaqueou ano passado. O julgamento será no dia 8 de janeiro, em Nova York (via O Globo).
"Já estou em contato com representantes do Sr. Rushdie para alertá-lo quanto ao julgamento e para que possamos começar a prepará-lo", explicou Jason Schmidt, promotor do caso.
O incidente aconteceu em agosto de 2022 quando o escritor Salman Rushdie apresentava uma palestra em Nova York quando foi atacado e esfaqueado por um homem. Rushdie foi socorrido, mas perdeu a visão de um dos olhos e os movimentos de uma mão. Na ocasião, o escritor passou seis semanas no hospital.
+++LEIA MAIS: Salman Rushdie perdeu a visão e movimento de uma das mãos após atentado em agosto
Em julho deste ano, Rushdie revelou à BBC que tinha dúvidas se iria comparecer no julgamento e reencontrar o agressor.
Parte de mim realmente quer ir ao julgamento e olhar para ele. Outra parte não quer ser incomodado", disse. "Não tenho uma boa opinião dele. E o que importa para mim agora é ser capaz de continuar a minha vida. Estou mais preocupado em seguir em frente," declarou na ocasião.
O escritor também revelou estar escrevendo um livro sobre o episódio e voltou a andar com seguranças nos Estados Unidos. Salman Rushdie viveu algo parecido em 1988 quando durante o regime iraniano um grupo o ameaçou de morte por supostas ofensas ao islã no livro Os Versos Satânicos.
"Escritores não tem muito poder. Não temos exércitos. O que temos é a habilidade de escrever sobre o mundo. Se formos bons, o que escrevermos pode permanecer"
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja