Ator e diretor durante a entrega do Oscar-2015 - Jordan Strauss/AP

Sean Penn se diz surpreso com “estupidez” de quem não entendeu piada com Iñarritu no Oscar

Antes de anunciar o Oscar de Melhor Filme para Birdman, de Alejandro Iñárritu, ator e diretor questionou “Quem deu o green card para esse filho da puta?”

Redação Publicado em 09/03/2015, às 15h18 - Atualizado às 17h03

O renomado ator e diretor Sean Penn falou à agência AP (Associated Press), duas semanas depois da cerimônia do Oscar, sobre o controverso comentário feito por ele a respeito do diretor mexicano Alejandro Iñárritu, antes de entregar a estatueta de Melhor Filme por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) ao profissional das artes.

Oscar 2015: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) leva prêmio de Melhor Filme.

Segundo o norte-americano, não existe motivo para se desculpar pelo fato dele ter feito no palco da cerimônia, em Los Angeles, um comentário ironizando a origem de Iñarritu: “Quem deu o green card (documento exigido pelo governo dos Estados Unidos para imigrantes) para esse filho da puta?”.

“Estou sempre surpreso pela estupidez flagrante”, disse Penn à AP. “Não tenho absolutamente nenhum pedido de desculpa. Na verdade, eu tenho um grande ‘foda-se’ para tudo. Qualquer um que é estúpido bastante que não entendeu a ironia quando se tem um país que é tão xenófobo, se fosse do jeito deles, não teríamos grandes cineastas como Alejandro trabalhando em nosso país. Graças a Deus temos.”

Oscar 2015: com Birdman, Alejandro Iñárritu ganha estatueta de Melhor Diretor.

O mexicano também não viu nenhum problema na brincadeira do amigo. “Eu achei hilário. Sean e eu temos esse tipo de relacionamento brutal no qual só as verdadeiras amizades podem sobreviver. Quando eu o dirigi em 21 Gramas, ele estava sempre fazendo piadas... Eu também fiz várias piadas pesadas (com ele) que eu não vou contar quais foram.”

Iñarritu ainda ironizou a nacionalidade no discurso da vitória e lembrou que no Oscar passado, outro mexicano, Alfonso Cuarón, por Gravidade, já havia ganhado como Melhor Diretor.

Oscar 2015: Birdman é o Melhor Filme, Boyhood decepciona e O Grande Hotel Budapeste surpreende com prêmios periféricos.

"É possível que o próximo governo imponha leis de imigração no Oscar. Dois mexicanos ganhando prêmios é algo suspeito!”, disse. Posteriormente, ele falou de forma mais séria a respeito do tema.

“Queria pegar um segundo para dedicar este prêmio aos meus companheiros mexicanos. Rezo para que possamos conseguir um melhor governo. E para que os imigrantes nos Estados Unidos sejam tratados com o mesmo respeito que os que vieram antes.”

cinema sean penn birdman a inesperada virtude da ignorancia alejandro inarritu

Leia também

Dois anos sem Gal Costa: Gilberto Gil e Maria Bethânia fazem homenagens


Tony Todd, ator de Premonição e Candyman, morre aos 69 anos


Any Gabrielly fala de amizade com Bruno Mars e revela já ter cantado com ele


Alice Fromer lança música inédita de Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes


James Van Der Beek, de Dawson's Creek, fala sobre diagnóstico de câncer colorretal


Em estreia solo, Jerry Cantrell promete show mais longo no Brasil: 'tocar até cair'