Segundo investigação da Polícia Federal, Fabio Wajngarten conversou com grupo bolsonarista para a criação do departamento
Redação Publicado em 10/06/2021, às 11h20
Documentos adquiridos pela Polícia Federal (PF) apontam o planejamento de um órgão de 'contrainformação' para auxiliar Jair Bolsonaro (sem partido). Por meio de um inquérito, a PF investiga atos antidemocráticos realizados em 2020.
Segundo o G1, os ofícios mostram que um grupo bolsonarista discutiu com Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência, sobre a criação de um departamento de "comunicação estratégica e contrainformação" para assessorar Bolsonaro.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a questionar vacinas contra Covid e diz que elas são ‘experimentais’
O sigilo dos documentos foi retirado nesta quarta, 10, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Em um trecho, o ofício mostra uma conversa entre um homem identificado como Jorge e o ex-Secretário de Comunicação:
“Fabio, aquela ideia de comunicação estratégica e contrainformação. Na minha opinião, você deve criar um departamento para isso. Você já até concordou com a ideia. Vamos implementá-la?”, diz a mensagem. Em seguida, o ex-secretário responde: "Assim que minimamente estruturada a Secom [Secretaria de Comunicação], vamos implementar".
+++LEIA MAIS: ‘Olha o exemplo que estou dando’, diz Bolsonaro sobre tomar cloroquina
Além da investigação sobre o órgão de “contrainformação”, o inquérito da Polícia Federal também indica que verbas do governo Bolsonaro podem ter abastecido sites bolsonaristas responsáveis por fake news e discurso de ódio.
+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja