- Sem Remorso (Foto: Divulgação / Amazon)

Sem Remorso revive legado de Tom Clancy, mas foca na diversidade e no amor não-romântico [ENTREVISTA]

Jamie Bell e Jodie Turner-Smith discutiram preparação para os personagens e representatividade no filme da Amazon Studios

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 15/05/2021, às 17h00

Sem Remorso (2021), filme da Amazon Studios estrelado por Michael B. Jordan, é a nova produção inspirada em uma obra de Tom Clancy, autor de livros como a série Jack Ryan (1984) e Rainbow Six (1998). O longa, lançado em 30 de abril de 2021, impressionou com as diferenças da história original: modernização, representatividade e empoderamento feminino.

John Kelly (Jordan) é um oficial da Marinha dos EUA (SEALs). Após um resgate de um agente da CIA em Aleppo, Síria, militares russos começam a caçar e matar os envolvidos em retaliação. Os russos invadem a casa de Kelly, quem escapa, mas a esposa grávida, Pam (Lauren London), é assassinada.

+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Sem Remorso, novo filme de Michael B. Jordan [LISTA]

Curado dos ferimentos e com pouco propósito na vida, John tem um único desejo: vingança. Junta-se à Tenente Comandante Karen Greer (Jodie Turner-Smith) e o oficial da CIA Robert Ritter (Jamie Bell) na missão. 

Em mesa redonda à imprensa, Turner-Smith e Bell discutiram a preparação para os papéis, intenções ao interpretar personagens tão sérios e dedicados, e a representatividade no filme.

+++LEIA MAIS: Creed III, dirigido por Michael B. Jordan, ganha data de estreia

Personagens

Robert Ritter é o perfeito agente da CIA: comprometido com o trabalho, ambicioso, institucionalizado, não questiona muito. Para Jamie Bell, neste caso, o papel foi sobre encontrar as diferenças entre ele e o personagem, especialmente quando foi confrontado com John Kelly, quem tenta entortar toda a ordem estabelecida: “Somos a antítese um do outro. Ritter é um planejador, Kelly é impulsivo.”

A partir disso, o ator tentou entender como poderia afetar a narrativa interrompendo a trajetória de Kelly. Ritter é um personagem extremamente ambíguo, emocionalmente reprimido, é difícil entender de qual lado está até o final do filme. Bell o enxerga da mesma forma: tem falhas, mas há espaço para evoluir. “Tem a sua catarse, por menor que seja. Vejo-o como alguém capaz de mudar a organização para o melhor — mas, também é o vilão.”

+++LEIA MAIS: Morre aos 66 anos o escritor Tom Clancy

Quanto à abordagem, Bell procurou não retratá-lo como o vilão óbvio, apesar de não ser completamente bom, afinal “ninguém pode ter aquele emprego e ser bom e moral, é complexo demais.” Mas o ator não arrumou desculpas para as falhas do personagem, Ritter não merecia ser visto como um herói, de acordo com Bell.

Por outro lado, a personagem de Turner-Smith é confiável, uma amiga para John Kelly durante todo o filme. A atriz estava grávida durante o treinamento físico e filmagens, e confessou como aprendeu com a experiência.

+++LEIA MAIS: Revelado o elenco que formará o novo Quarteto Fantástico nos cinemas 

Em preparação para o papel, tentou falar com o máximo de pessoas possível daquela área para entender como pensavam e o motivo de terem escolhido a profissão. “Temos uma ideia estereotipada de como soldados são, mas vi muita sensibilidade neles e um senso muito forte de irmandade e amor.”

Direção

Diretor e roteirista, Stefano Sollima é conhecido pelo trabalho em filmes de drama criminal; participou de produções como Sicário: Dia do Soldado (2018) e A.C.A.B.: All Cops Are Bastards (2012). 

+++LEIA MAIS: Michael B. Jordan pode ser 1º Superman negro do cinema, diz site

Jamie Bell tenta sempre elevar o personagem a partir de como o roteiro foi escrito. Acompanhava o trabalho de Sollima antes de Sem Remorso e, em sua opinião, o diretor tem um ponto de vista único para encontrar humanidade na violência. A intenção era pegar uma ideia clássica, uma história de Tom Clancy, e trazer um cineasta internacional com uma visão específica para o projeto. 

Para Bell, trabalhar com Sollima foi uma oportunidade incrível. “Tenho certeza: irritei ele com algumas ideias, mas ele era muito gentil, nunca me deixou saber. Trabalharia com ele de novo, com certeza."

+++LEIA MAIS: Michael B. Jordan fala sobre amizade com Chadwick Boseman: 'Gostaria de ter mais tempo'

Jodie Turner-Smith escolhe os projetos de acordo com o mindset da época, não existe fórmula. Depois, espera que os cineastas lhe deem liberdade para habitar a personagem do melhor jeito possível. Sollima foi ideal neste aspecto: “Sou tão grata por ter feito essa escolha, essa experiência me moldou, aprendi muito.”

Modernização

Segundo Bell, o filme é muito diferente das histórias originais de Tom Clancy. O aspecto mais chamativo é a diversidade e representatividade na escolha do elenco. O personagem de Michael B. Jordan, por exemplo, é branco nos livros, mas foi adaptado como negro para as telonas. 

+++LEIA MAIS: Relembre 7 papéis icônicos de Michael B. Jordan: de Pantera Negra a Luta Por Justiça [LISTA]

Além disso, a Comandante Karen Greer foi criada especialmente para a produção da Amazon Prime Video. Turner-Smith se interessou justamente pela novidade. “Ter dois protagonistas negros e uma mulher nessa posição é uma oportunidade de criar algo muito moderno,” disse.

O filme é pouco focado em romance: depois da morte da esposa, John Kelly cultiva apenas relações de amizade e trabalho. É uma homenagem ao amor não-romântico, às amizades e à família criada na Marinha.

+++LEIA MAIS: Michael B. Jordan aceitaria voltar para o MCU em Pantera Negra 2

Kelly e Greer são vistos como iguais e, para Turner-Smith, a melhor parte foi interpretar alguém sem medo de demonstrar força: “É tão bom estar em uma produção onde a mulher não precisa ser salva pelo homem,” concluiu.

Sem Remorso está disponível no Amazon Prime Video.

+++LEIA MAIS: Michael B. Jordan quase mudou de nome por semelhança com jogador de basquete Michael Jordan


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

filme entrevista Amazon cinema notícias prime video jamie bell Michael B. Jordan sem remorso tom clancy jodie turner-smith john kelly

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja