A Hora Mais Escura - Reprodução

Senado norte-americano examina relação entre CIA e responsáveis pelo filme A Hora Mais Escura

Diretora Kathryn Bigelow e roteirista Mark Boal estiveram em contato com agência norte-americana e podem ter recebido informações sigilosas

Rolling Stone EUA Publicado em 03/01/2013, às 14h49 - Atualizado às 15h47

O senado norte-americano está examinando correspondências entre oficiais da CIA e os responsáveis por A Hora Mais Escura, filme sobre a procura por Osama Bin Laden. Segundo noticiou a agência Reuters, a investigação busca especificamente descobrir se a agência norte-americana deu ou não à diretora Kathryn Bigelow e ao roteirista Mark Boal acesso “inapropriado” a materiais secretos, ou se membros da agência foram responsáveis por descrever as técnicas de interrogação brutas e se a aplicação delas foi efetiva.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

O filme já esteve em alvo quando alguns senadores o descreveram como “grosseiramente errôneo na sugestão de que a tortura resultou na informação que levou ao local onde o líder da Al Qaeda estava”.

Embora o filme seja uma dramatização da caça a Osama Bin Laden, documentos obtidos pelo grupo conservador Judicial Watch mostraram que Boal e Kathryn estavam em contato com oficiais do alto escalão da CIA e do Pentágono.

Uma troca de e-mails entre o Pentágono e a Casa Branca revela que Boal tinha “todo conhecimento e completa aprovação” de Leon Panetta, hoje secretário de defesa e na época da produção do longa diretor da CIA. A agência soltou nota afirmando que o filme é uma “dramatização, e não um retrato realista dos fatos” e que embora tenha estado em contato com os responsáveis, não teve controle sobre o resultado final de A Hora Mais Escura.

cia tortura senador a hora mais escura bin laden

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja