Repleto de ação e efeitos especiais, estreia nesta sexta, 30, o aguardado Homem de Ferro 2
Por Paulo Cavalcanti Publicado em 30/04/2010, às 17h41
Homem de Ferro 2 tem tudo para repetir o grande sucesso obtido em 2008 com o primeiro filme baseado no personagem criado pela Marvel.
Logo no começo, Tony Stark (Robert Downey Jr.) se encontra no auge da popularidade. O empresário, playboy e inventor abre a Stark Expo, um velho sonho de seu pai e afirma que seu alter-ego, o Homem de Ferro, vai continuar garantindo a paz no mundo. Mas o governo norte-americano pensa o contrário e o senador Stern (Garry Shandling) pressiona Stark para que revele o segredo da tecnologia de sua armadura aos militares. Ao mesmo tempo, o empresário Justin Hammer (Sam Rockwell) tenta sabotar Stark e fabricar uma armadura de Homem de Ferro similar a de seu rival. Na Rússia, Ivan Danko (Mickey Rourke), o filho de um cientista que supostamente teria sido prejudicado pelo pai de Tony Stark, trama sua vingança contra o herói. Ivan também é um cientista brilhante e construiu uma armadura que destaca dois chicotes que emitem raios poderosos.
Transmutado no Chicote Negro, ele consegue desmoralizar Stark em um confronto numa pista de corrida em Mônaco. Danko é preso, mas logo acaba sendo libertado pelos capangas de Hammer, que pretende utilizar seus conhecimentos científicos para derrotar Stark. Para piorar, Stark vive um momento ruim. O paládio que mantém a estrutura de seu coração ativo é venenoso e Stark percebe que se não achar uma alternativa, vai morrer em pouco tempo. O comportamento errático de Stark preocupa sua assistente pessoal, Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e seu amigo, o Tenente Coronel James Rhodes (Don Cheadle). Stark também passa a ser monitorado por uma beldade que na verdade é a Viúva Negra (Scarlett Johansson), agente da S.H.I.EL.D. Nick Fury (Samuel L. Jackson), chefe da S.H.I.EL.D., se aproxima de Stark e ajuda o empresário a se reabilitar. Correndo contra o tempo, Stark consegue achar uma solução para se manter vivo e assim evitar que Danko e seu exército de clones do Homem de Ferro provoque uma catástrofe gigantesca na Stark Expo.
Homem de Ferro 2 não chega a ser melhor que o primeiro, já que não tem o elemento surpresa. Mas em termos de ação e impacto, não decepciona nem um pouco. O diretor Jon Favreau (que no filme vive Happy Hogan, chofer de Stark), não levou as situações e o roteiro muito a sério e partiu para a pura diversão, com a adrenalina correndo solta. No geral, os atores se saem bem, mas têm que lutar contra os efeitos especiais que dominam a tela e o tempo relativamente curto em cena (Johansson e Jackson sofrem com isso). Robert Downey Jr. continua engraçado, charmoso, narcisista e ligeiramente canastrão em sua performance como Stark/Homem de Ferro. A trilha, recheada de canções do AC/DC, dá o tom perfeito à ação. Vale ficar até o final dos (longos) créditos finais, já que uma cena adicional entrega o que vai acontecer na terceira parte da série, dando uma dica de mais um personagem dos Vingadores que vai entrar em cena.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja