Cantora 'escondia' renda através de uma rede de empresas fantasma
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 22/04/2021, às 16h19
A Agência Tributária da Espanha, ou Receita espanhola, acusou Shakira de sonegar mais de € 14,5 milhões, equivalente a cerca de R$ 97 milhões, entre 2012 e 2014. Segundo a agência Efe, a cantora escondeu a renda através de uma rede de empresas fantasma e alegou não residir na Espanha. As informações são da Revista Quem.
A acusação foi registrada pela primeira vez em 2018 e os promotores tentaram provar, através de publicações em redes sociais e comprovantes comerciais, que ela tinha residência fixa no país.
Shakira foi intimada a comparecer à Justiça em julho de 2019, e a defesa alegou: a agenda de shows da cantora e atividades profissionais não permitiram a estadia dela na Espanha por mais de 184 dias, período limite para considerar residência no país e para obrigação do pagamento de impostos.
Shakira é colombiana e, supostamente, mudou-se para a Espanha em com o marido e jogador de futebol, Gerard Piqué, em 2011. Além disso, rotula-se de “nômade sem raízes.” Segundo matéria do El País de setembro de 2020, era investigada pela posse de 14 empresas fantasmas em paraísos fiscais para tentar enganar a Receita espanhola.
+++LEIA MAIS: Quais são os clipes de Shakira mais assistidos no YouTube?
Também mantinha uma casa em Nassau (Bahamas), a qual afirmava ser a residência permanente. Apesar dos comprovantes de contas de água e luz, o ex-empresário da cantora, Antonio de La Rúa, revelou que ela não visitou o país de 2011 a 2014.
O assunto chegou aos mais comentados nas redes sociais. Fãs se manifestaram com mensagens de apoio à cantora e falaram em “reparação histórica,” pois Shakira tem papel ativo na educação colombiana, investe nas crianças e tem uma fundação chamada Pies Descalzos.
+++LEIA MAIS: O dia em que a Shakira cantou uma música dos Raimundos no Domingo Legal do Gugu
“Shakira investe em educação na Colômbia, constrói escolas e sonega impostos na Europa. Isso eu chamo de reparação histórica, tira de lá pra devolver pra América,” disse uma internauta.
Shakira investe em educação na Colômbia, constrói escolas e sonega impostos na Europa. Isso que eu chamo de reparação histórica, tira de lá pra devolver pra América. https://t.co/fGJsSSe66p
— MADDAX (@maddaxcarai) April 22, 2021
“Então quer dizer que a colona sonegou impostos do colonizador, investiu pesado em ONGs voltadas para a educação e TRANSFORMOU a educação na Colômbia… Ai, ai essa Shakira,” disse outro.
então quer dizer que a colona sonegou impostos de seu colonizador, investiu pesado em ONGs voltadas para a educação e TRANSFORMOU a educação na Colômbia...
— Jonathan Fernandes (@OJonathanF) April 22, 2021
ai ai essa Shakira... pic.twitter.com/9axBuZYqSs
+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'
Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro
Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'