Luto

Silvio Santos, fundador do SBT, morre aos 93 anos em São Paulo

Nome fundamental da comunicação no país, apresentador e empresário estava internado desde o início de agosto em decorrência de um quadro de H1N1

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)

Publicado em 17/08/2024, às 11h07
COMPARTILHE
- Silvio Santos (Foto: Divulgação/Acervo SBT)

Silvio Santos, nome icônico da televisão brasileira, empresário e fundador do SBT, faleceu neste sábado, 17, aos 93 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da emissora. Ele estava internado desde o início de agosto em decorrência de um quadro de H1N1.

Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações. -  Assessoria de Comunicação do SBT

Silvio foi internado no Hospital Albert Einstein em 18 de julho de 2024 para se recuperar do vírus e teve alta dois dias depois. No primeiro dia de agosto, ele voltou ao hospital para fazer exames de imagem, segundo informações divulgadas pela assessoria.

+++LEIA MAIS: Silvio Santos é mantido refém na própria casa em trailer de novo filme

Senor Abravanel, nome de batismo do apresentador, nasceu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1930. Ele era o mais velho de cinco irmãos e filho de Alberto e Rebeca, imigrantes de origem judaica.

Silvio foi estudante de contabilidade e camelô vendendo canetas e capas de plástico para título de eleitor na eleição de 1946.  Nessa mesma época, começou a fazer trabalhos como locutor de rádio. Aos 18 anos, servindo ao exército na Escola de Paraquedistas, trabalhava na Rádio do Rio aos finais de semana.

+++LEIA MAIS: Rodrigo Faro encarna Silvio Santos em prévia de cinebiografia do apresentador

O primeiro trabalho fixo em um veículo de comunicação aconteceu em 1954, quando se tornou locutor da Rádio Nacional em São Paulo. Posteriormente, o empresário Manuel de Nóbrega para ser animador de seu programa na emissora de rádio.

Em 1958, Silvio adquire de Manuel o Baú da Felicidade e passa a se apresentar em circos, onde vendia carnês da empresa. Em fevereiro, o programa Hit Parada, comandado por ele, estreia na TV Paulista.

+++LEIA MAIS: Silvio Santos encontra a 'menina do bambu'

A emissora foi comprada pela Globo em 1962, à época, Silvio apresentava Vamos brincar de forca. No ano seguinte, nasce o icônico programa que levava seu nome. Com uma trajetória que se confunda com a da televisão brasileira, Silvio esteve a frente do Programa Silvio Santos desde 1963. Em 1981, fundou a própria emissora, o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.

Silvio deixa a viúva Iris Abravanel, com quem foi casado desde o ano de 1978, com quem teve quatro filhas, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento, com Cidinha, que faleceu em 1977. 

+++LEIA MAIS: Inusitado: Silvio Santos apresenta Jornal Nacional através da Inteligência Artificial; assista

TAGS: tv, falecimento, Silvio Santos, apresentador, SBT