Snoopy passou 25 dias ao redor da Lua; entenda

Pelúcia de Snoopy voltou à Terra após ir até a Lua na missão Artemis pela NASA

Redação

Publicado em 23/01/2023, às 17h45
COMPARTILHE
- Foto: Nasa/Isaac Watson

O Snoopy, personagem do desenho animado do Charlie Brown, foi até a Lua. A pelúcia do personagem criado pelo cartunista Charles Shulz, esteve a bordo da missão Artemis 1 na cápsula Orion e pousou no Oceano Pacífico no dia 11 de dezembro.

A presença do personagem na missão espacial não foi à toa. Snoopy era o Indicador visual de Gravidade Zero (IGZ) da cápsula. Se a pelúcia estivesse flutuando, significava que a Orion estava fora da força gravitacional da Terra. 

+++LEIA MAIS: Neil Patrick Harris se desculpa por piada com morte de Amy Winehouse após foto reaparecer

Ter um IGZ é uma tradição das missões espaciais, desde 1961, quando o russo Yuri Gagarin se tornou o primeiro humano a entrar no espaço — ele levou uma pequena boneca. Depois, já vimos os mais variados bichinhos de pelúcia dentro das naves e da Estação Espacial Internacional (ISS).

Snoopy estava trajado com sua roupa espacial e preso a uma coleira para não se perder no interior da cápsula. Apesar de a missão não ter passageiros humanos, ele não estava sozinho. Ao seu lado, havia mais um objeto curioso: o "astronauta" Comandante Moonikin Campos — um trocadilho com as palavras "moon" (lua, em inglês) e manequim, e uma homenagem a Arturo Campos, engenheiro da Nasa falecido em 2001 (via Uol Tilt).

Equipado com sensores, o boneco registrou o que pode acontecer com os tripulantes das futuras missões à Lua, e testou um novo traje espacial.

+++LEIA MAIS: Como Amy Winehouse, Jimi Hendrix, Elvis Presley e mais estariam hoje em dia?

Snoopy como funcionário da Nasa

Não é a primeira vez que Snoopy faz viagens espaciais. Entre as décadas de 1960 e 1970, a mascote foi escolhido como símbolo da segurança das viagens bem sucedidas da Nasa. Os módulos lunares e de comando da Apollo 10, de 1969, foram batizados, respectivamente, de Snoopy e Charlie Brown.

Por mais de 50 anos, Snoopy colaborou com a empolgação das pessoas acerca das missões espaciais da Nasa", declarou a agência (via Uol Tilt).

O cãozinho é também estrela de vídeos e materiais educativos, incluindo uma pequena cartilha em português, que professores podem imprimir para aulas, e o seriado Snoopy no Espaço, disponível na Apple TV+.

TAGS: entretenimento, notícias, Cultura, ciência, charlie brown, nasa, Snoopy