Com os dois eventos sob direção de Paulo Borges, Brasil Fashion Week é possibilidade cada vez menos remota, segundo o presidente da Firjan, patrocinadora da semana carioca
Da redação Publicado em 20/05/2009, às 15h27
O Brasil pode ganhar uma semana de moda unificada, com a junção do São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio. A ideia foi ventilada por Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a grande patrocinadora da semana carioca), em bate-papo com editoras de moda, na terça, 19, na sede da instituição.
Questionado pela jornalista Erika Palomino, Vieira deu a entender que as cartas da fusão serão dadas por Paulo Borges, idealizador do SPFW e, desde abril, à frente também da direção do Fashion Rio. "O importante é valorizar a moda brasileira. Quanto ao formato do evento deixo para a InBrands resolver."
InBrands é o grupo que detém a Luminosidade (empresa de Borges e responsável pelo SPFW), as marcas Ellus, 2nd Floor, Alexandre Herchcovitch e Isabela Capeto e, após parceria com a Firjan, o Fashion Rio.
De acordo com a assessoria da Firjan, a situação permanece a mesma em 2009, por conta de contratos já formalizados. Depois, está tudo no ar: pode ser que Rio e São Paulo se unam na Brasil Fashion Week, mas isso cabe a Paulo Borges decidir. Há possibilidade de que o Rio fique com a edição de verão e São Paulo, com a de inverno, caso a semana de moda nacional vingue.
Vieira também comentou a troca de Eloysa Simão por Borges na direção da semana de moda carioca. "A InBrands nos procurou. Tudo aconteceu muito rápido. Nosso primeiro contato foi em dezembro de 2008 em uma conversa superficial. Só voltamos a nos encontrar e a negociação só iniciou de verdade em meados de março de 2009, quando recebemos uma proposta efetiva da InBrands."
O anúncio da nova diretoria do evento, a apenas algumas semanas de sua realização, pegou o mundo da moda de surpresa em abril - inclusive a própria Eloysa Simão, que não desconfiava da mudança até a véspera do aviso público. A InBrands - que, por sinal, vem do Rio - tem contrato de licenciamento da marca Fashion Rio por dez anos.
Outro evento tocado por Borges é o Oi Fashion Rocks, que, em outubro, traz Mariah Carey e as grifes Marc Jacobs e Versace ao país.
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