- Spotify (Foto: Divulgação)

Spotify alcança 232 milhões de assinantes, mas menos da metade paga por isso

Apesar disso, empresa de streaming relatou crescimento econômico acima do esperado

Amy X. Wang / Rolling Stone EUA Publicado em 31/07/2019, às 20h10

O Spotify revelou nesta quarta, 31, as novidades agridoces do segundo trimestre do ano: o gigante suíço dos streamings de música cresceu e tem agora cerca de 232 assinantes em todo o mundo usando o serviço mensalmente, marcando um crescimento de audiência de 29% se comparado com o mesmo período em 2018 - mas o número de assinantes pagantes é de apenas 108 milhões, representando um crescimento menor do que o previsto. No primeiro trimestre eram 100 milhões. 

O interesse de novos usuários de streaming em se cadastrar em promoções (como o desconto para estudantes) foi “abaixo do planejado” nos últimos três meses, e “a culpa é nossa,” disse o Spotify em nota, e acrescentou: “as boas notícias são que a queda foi relacionada à execução e não a negócios, e esperamos nos recuperar da perda antes do final do ano.” 

+++ LEIA MAIS: A nova guerra entre Spotify e Apple Music não tem nada a ver com música; entenda 

O Spotify relatou um retorno total de €1.67 bilhões (R$ 7.05 bilhões de reais) no trimestre, uma renda 31% maior, como esperado, e a perda foi menor do que o valor antecipado, animando assim os investidores que acreditam que a companhia finalmente vai começar a lucrar. O CEO do Spotify, Daniel Ek, afirmou que a empresa consegue, globalmente, o dobro de assinantes da Apple Music, rival direto. 

A companhia também destacou que o ramo do podcast - no qual investe agressivamente - viu um aumento de audiência de mais de 50% desde o último trimestre. O Spotify também disse a seus investidores que atualmente trabalha em rever acordos com seus principais selos (Sony, Warner, Universal, e Merlin) e tem dois deles confirmados até agora - mas embora “este seja o nosso sexto round de acordos com selos durante nossos 13 anos de história” e isso “virou parte do dia a dia do negócio”, esta é a primeira vez em que o Spotify está trabalhando em um “mercado de dois lados”, no qual o serviço de streaming poderia cobrar os artistas e selos pelos (por enquanto gratuitos) serviços de análise. 

+++ LEIA MAIS: Amazon Music já cresce 3 vezes mais do que do Spotify 

A Apple também compartilhou seus resultados trimestrais nesta semana. Não revelaram margem de lucro ou usuários ativos do Apple Music especificamente, somente o ganho de US$ 11,5 bilhões de sua unidade de Serviços (que inclui o Apple Music) e outros softwares. Eddy Cue, vice presidente dos softwares e serviços da internet, disse no final de Junho que o serviço de música tinha acumulado 60 milhões de assinantes (e 50 milhões em Abril).

+++ ENTREVISTA RS: Rubel fala de carreira acidental, conta como criou "Partilhar" e que quer ser popular

música notícias Spotify crescimento lucros assinantes 2019 perdas trimestre

Leia também

Esposa de Brian May atualiza estado de saúde do guitarrista após derrame


Slipmami lança 2º álbum, 'Até Aqui, Slip Nos Ajudou'; veja


Gal Costa: Briga por herança chega ao fim com acordo entre viúva e filho


Netflix: Emily em Paris é renovada para 5ª temporada; veja


Quem é o rapper Sean Diddy e por que ele está sendo acusado de crimes graves?


Liniker fará show de abertura em passagem de Lenny Kravitz por São Paulo