- Eminem (Foto: Evan Agostini / AP)

Spotify pode pagar U$36 milhões por uso indevido de músicas do Eminem; entenda

A plataforma de streaming tem transmitido mais de 200 músicas sem autorização

Redação Publicado em 22/08/2019, às 12h46

O Eight Mile Style, responsável pelo catálogo de músicas do rapper Eminem, abriu um processo contra o Spotify por violação de direitos autorais. A alegação é de que o serviço de streaming não tem a licença para transmitir mais de 200 músicas do rapper, incluindo os sucessos "Lose Yourself" e "Stan". 

Segundo o The Hollywood Reporter, o processo foi aberto na última quarta, 21, pelo advogado Richard Busch, conhecido pelo famoso caso de Marvin Gaye contra Robin Thicke e Pharrell pela canção "Blurred Lines".

+++ LEIA MAIS: Eminem ainda é o rapper mais famoso do mundo? 

Eminem não está envolvido no processo e, de acordo com o The Verde, o rapper e o restante de sua equipe estão "tão surpresos quanto qualquer outra pessoa". 

No total, o Spotify não possui licença de 243 músicas do Eminem e continuou a hospedá-las sem pagar bilhões para o artista, devido às transmissões que as faixas acumularam. 

+++ LEIA MAIS: Noel Gallagher critica Eminem por escrever músicas 'chatas' sobre drogas

Quando falamos sobre a valorização e o valor de mercado do Spotify, que chega por volta de 21 bilhões de libras (US $ 26 bilhões), a alegação ganha mais força. "Esse dinheiro chegou nos bolsos dos detentores de ações da Spotify que não só sabiam que as músicas não eram licenciadas, como optaram por operar sem a licença".

"Claramente, não compartilhar esses bilhões de dólares com os editores, compositores e o próprio Eminem, são recursos que o Spotify tem para atrair os usuários que aumentam o valor da plataforma". Leia a denúncia na íntegra aqui.

O Eight Mile Style levantou que "Lose Yourself", é "o exemplo mais notório de infração intencional do Spotify". Segundo EMS, a música foi colocada na categoria "Controle de direitos autorais" do Spotify, reservada para faixas cujo proprietário dos direitos é desconhecido. 

+++ LEIA MAIS: Tyler, The Creator critica Eminem por ter cedido à pressão dos fãs nos discos

Mas as afirmações publicadas do Spotify “certamente sabiam (e tinham o meio fácil de saber)” que o Eight Mile Style possuía os direitos autorais das músicas do Eminem. 

Além de ser reembolsado pelos custos e taxas legais, o Eight Mile Style busca lucros “substanciais” do Spotify que foram obtidos com o streaming das músicas, cujo valor exato será comprovado no julgamento. Ou, na falta disso, a plataforma será obrigada a pagar £ 123.630 (U$ 150.000) por música, ou £ 30.04 milhões (U$ 36,45 milhões) no total.

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos

música notícia streaming Spotify Eminem direitos robin Thicke plataforma de streaming marvin gaye stan lose yoursef richard busch blurred lines pharrel eight mile stylem direitos autorais

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer