Sylvester Stallone, Jason Statham e Randy Couture em cena de <i>Os Mercenários</i> - Divulgação

Stallone bate em todo mundo

Os Mercenários, novo filme do ator e diretor, estreia em primeiro lugar nos cinemas norte-americanos

Por Paulo Cavalcanti Publicado em 16/08/2010, às 12h07

Ninguém esperava que Os Mercenários, filme escrito, dirigido e estrelado por Sylvester Stallone, estreasse em primeiro lugar na América do Norte. A fita arrecadou US$ 35 milhões em três dias de exibição nos Estados Unidos e Canadá. Esta foi a melhor estreia de um filme de Stallone em toda a carreira do ator e diretor de 64 anos.

Os Mercenários conseguiu bater Comer, Rezar, Amar, com Julia Roberts e Javier Bardem, o segundo lugar da bilheteria neste fim de semana, e até o badalado Scott Pilgrim Contra o Mundo, que ficou em uma decepcionante quinta colocação. Os Mercenários também está em cartaz no Brasil desde a última sexta-feira, 13, mas os números das bilheterias no país ainda não foram divulgados.

Quando Stallone esteve por aqui em meados do ano passado para registrar algumas cenas do filme - ele gravou no Rio de Janeiro e em Mangaratiba -, muita gente achou que seria uma produção com perfil eminentemente trash. É óbvio que Stallone não tinha nenhuma intenção de agradar à crítica ou ao público intelectualizado. Embora seja puro clichê, Os Mercenários tem uma boa produção, e Stallone como diretor sempre mostra competência.

A trama não tem nenhuma novidade para quem acompanha filmes de ação: Stallone e seu grupo de mercenários parrudos vão a um fictício país da América Latina com a intenção de derrubar um ditador fantoche e um corrupto agente da CIA (Eric Roberts), que quer transformar o local em campo de cultivo de drogas. Explosões e bem coreografadas brigas de quebrar os ossos ponteiam o filme, em meio a momentos bem-humorados. Jet Li, Jason Statham, Terry Crews, Randy Couture e o renegado Dolph Lundgren formam a equipe de Stallone e não se negam a distribuir e tomar porrada. Gisele Itiê, a concessão à dramaturgia brasileira, no começo parece estar pouco à vontade em meio aos veteranos brutamontes, embora melhore um pouco sua atuação no decorrer da fita. Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger fazem irônicas e divertidas pontas caçoando de seu status como ícones de filmes de ação. O melhor é a participação de Mickey Rourke, vivendo um filosófico mercenário semiaposentado que passa seu tempo tomando conta de um salão de tatuagem.

O entusiasmado Stallone deu entrevistas recentemente, anunciando que já está pensa em uma sequência de Os Mercenários.

Assista abaixo ao trailer do filme:

mercenarios sylvester-stallone

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja