Stan Lee aprova venda da Marvel para a Disney

Criador de X-Men e Homem-Aranha "não poderia estar mais feliz com este negócio"

Da redação Publicado em 01/09/2009, às 14h09

Se depender de Stan Lee, a compra da Marvel pela Disney, por US$ 4 bilhões, anunciada na segunda, 31, não é mau negócio. Muito pelo contrário. Responsável, solo ou em coautoria, por alguns dos personagens mais icônicos dos quadrinhos - a trupe de X-Men, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha e Homem de Ferro, para ficar em alguns exemplos -, Lee não acredita que a editora possa sair enfraquecida do acordo.

Em depoimento liberado à imprensa, ele declarou que "não poderia estar mais feliz com este negócio". Ex-executivo da Marvel, com quem se embrenhou em algumas batalhas judiciais ao longo dos anos, o autor acha que todas as partes têm a ganhar no futuro. "É um grande movimento para Disney, Marvel e minha Pow! Entertainment, já que a Pow! tem parceria com a Disney. Sob qualquer ponto de vista, a fusão entre Disney e Marvel é uma parceria dos sonhos." Atualmente, ele é conselheiro honorário da editora.

"Apenas imagine: com este acordo, Marvel concede a Disney um catálogo de, literalmente, centenas de personagens úncios e coloridos, com potencial de realizar filmes grandiosos, franquias duradouras. (...) Para simplificar o máximo possível: quando você combina o melhor com o melhor, todo mundo ganha!", disse Lee.

Em 2000, o autor, hoje com 86 anos e à frente da equipe criativa da Pow!, foi à corte requisitar participação nos lucros da milionária franquia Homem-Aranha. Cinco anos depois, a justiça norte-americana determinou que Lee ganhasse 10% dos lucros pelo personagem por ele idealizado em 1962.

À agência de notícias Reuters, o autor afirmou não ver problema em "disneyficar" os negócios. Sacou, como exemplo, a carta da bem-sucedida franquia Piratas do Caribe, produzida pela Disney.

Reação

Ainda é incerto como se dará, daqui para frente, o uso de personagens da Marvel por outros estúdios. A Fox, por exemplo, anunciou a decisão de retomar a franquia baseada em Quarteto Fantástico horas depois dos planos entre Disney e editora se tornarem públicos. Segundo o site da Variety, Michael Green, roteirista da série Heroes, assinará o script do terceiro filme da saga.

Derivados da franquia X-Men também estão em andamento. Entre eles, o segundo filme de Wolverine e outro dedicado ao mutante Deadpool.

marvel Disney homem-aranha X-Men Homem-de-Ferro stan-lee

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja