Se A Ascensão Skywalker serviu para alguma coisa, foi para ensinar ao estúdio que algumas das escolhas repetidas ao longo da franquia devem ser deixadas para trás
Redação Publicado em 07/01/2020, às 13h57
Depois de muita expectativa e a promessa de encerrar toda uma saga, A Ascensão Skywalker chegou aos cinemas, e infelizmente toda aquela confiança com a qual o filme foi divulgado acabou por parecer bem exagerada, e não agradou muito aos fãs que acompanham a franquia há anos.
Todo fim de era precisa gerar reflexão, para que o período que se encerra tenha, ao menos, ensinado lições e mostrado pontos fortes que podem ser mais desenvolvidos no futuro, e também elementos que não funcionaram, e o questionamento de por que não funcionaram.
Com isso em mente, destacamos quatro pontos que a Disney e a Lucasfilm devem levar em consideração para que o futuro de Star Wars não seja um grande fracasso como foi esse nono capítulo da história.
É bem perceptível como a franquia se tornou, depois de todos esses anos, repetitiva e até desinteressante quando o assunto é a trama que empurra e move (nem sempre para frente) o destino dos personagens.
Então depois de três trilogias que contam basicamente a mesma história, o melhor seria dar um tempo e voltar aos cinemas apenas quando a equipe criativa tiver uma história de fato original para contar, e não vontade de ganhar dinheiro.
+++Leia mais: Keanu Reeves vira Jedi em trailer feito por fã de Star Wars: The Old Republic; assista
A própria Kathleen Kennedy, produtora de Star Wars, falou sobre isso em uma entrevista à Rolling Stone EUA: "Era muito importante para o George [Lucas] que essas histórias realmente significassem algo, que tivessem alguma coisa para dizer, e que tivessem uma essência emocional de verdade".
The Mandalorian, produção original da Disney+ é um sucesso absoluto não apenas por ser situada em um universo conhecido e querido pelos fãs da franquia, mas provavelmente por seguir um caminho consideravelmente diferente dos filmes.
+++Leia mais: Teoria de Star Wars conecta Baby Yoda e Darth Vader; entenda
A série não apenas inovou ao inserir caractrerísticas icônicas do universo Star Wars em diferentes gêneros, mas também optou por fugir da fórmula batida Império X Resistência e se distanciar quase que por completo de personagens já conhecidos.
Em outras palavras, a trama não gira em torno do famigerado fan service. Ao invés disso, esses momentos criados para o deleite de quem acompanha Star Wars há anos são inseridos na trama com moderação e espaçamento, e não fucionam como força motora.
Infelizmente, a própria Lucasfilm é culpada por tanta repetição nas histórias Star Wars. A produtora, de certo modo, fecha as portas para diretores e roteiristas com ideias mais arriscadas e que fujam do caminho seguro.
Dessa forma, acabam por priorizar criadores que apresentam histórias inofensivas e que não apresentem oposição alguma àquilo que os fãs querem ver de novo e de novo.
Na mesma entrevista à Rolling Stone EUA mencionada anteriormente, Kathleen também contou que o estúdio leva muito em consideração a resposta dos fãs: "Nós olhamos para isso como um tipo de parceria".
A Ascensão Skywalker, terceiro e último filme da nova trilogia, é um ótimo exemplo de como momentos impactantes podem facilmente perder a potência com apenas uma decisão ruim. Nesse caso, reviver personagens que morreram não apenas brinca com os sentimentos dos fãs, mas também anula instantaneamente o impacto e o peso de qualquer consequência derivada da morte do personagem.
Fazer isso é o equivalente a encerrar uma história maluca com o famoso "e então ele acordou ofegante".
E o nono episódio de Star Wars é repleto de coisas assim. Rey é ressucitada, Babu Frik sobrevive à destruição de Kijimi, a memória de C-3PO é restaurada e Chewbacca também não morreu de verdade.
Para que fugir de acontecimentos que tenham impactos reais na história?
+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja