A cena clássica de Han Solo sofreu diversas edições ao longo dos anos que alteram o sentido de um dos momentos importantes do personagem na saga
Redação Publicado em 13/11/2019, às 10h33
George Lucas editou novamente a cena de troca de tiros entre Han Solo e Greedo em Star Wars: Uma Nova Esperança. O novo corte do filme foi disponibilizado na plataforma de streaming Disney+ junto com outros seis episódio da saga e os espectadores rapidamente notaram a diferença em relação às versões anteriores.
Na cena, Han Solo está em uma cantina e é encurralado por Greedo, um capanga de Jabba. O ser extraterrestre oferece à Solo um acordo em que ele abriria mão da Millenium Falcon para pagar as dívidas que tem com Hutt. Em seguida, o contrabandista responde que isso só será possível por cima do cadáver dele e os dois personagens atiram um no outro.
+++ LEIA MAIS: Leia Organa seria a última Jedi de Star Wars, revela irmão de Carrie Fisher
A novidade nesta cena é a inclusão de uma nova 'fala' de Greedo. Antes de atirar em Solo, o alienígena diz 'Maclunkey'. A palavra, desconhecida pelo fandom de Star Wars, não aparece nas legendas, mas pode ser claramente ouvida pelo espectador. Um perfil no Twitter reproduziu o momento em um post. Confira aqui.
Esta é a terceira fez que Lucas muda a cena clássica de Han Solo. Na versão original, lançada nos cinemas em 1977, Solo atira primeiro e mata Greedo. Em 1997, em um edição especial, o diretor faz parecer que o alienígena foi quem atirou antes. Já em 2004, o tempo da cena foi alterado para mostrar os dois personagens atirando ao mesmo tempo. Assista ao vídeo que compara todas as versões aqui.
No Twitter, a repercussão da edição para o Disney+ não foi das melhores. Diversos perfis se manifestaram contra a alteração e a tentativa de exibir um Han Solo mais bondoso. Um usuário escreveu que a nova versão ficou pior comparada com as anteriores e que o tempo da cena está confuso.
Um perfil perguntou se não poderiam apenas restaurar a versão original. Já outro usuário escreveu: "Estou realmente impressionado com quanto as pessoas são apegadas à um erro. 'Se nós mudarmos um pouco mais, eles acreditarão que desta vez está melhor".
Em resposta às repercussões negativas, um representante da Disney afirmou ao The Verge que a edição foi feita por Lucas antes da companhia de entretenimento comprar os direitos da franquia, em 2011.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições