- Adam Driver como Kylo Ren (Foto: Reprodução / Lucasfilm)

Star Wars: Qual foi o maior desafio de J.J. Abrams ao escrever o roteiro de A Ascensão Skywalker?

A primeira versão do Episódio IX começou a circular pela internet - e esclareceu as principais dificuldades para o encerramento da franquia

Redação Publicado em 26/01/2020, às 17h00

Embora a saga Skywalker tenha chegado ao fim com Star Wars: A Ascensão Skywalker, a dramática história por trás da produção do Episódio IX começou a se desenrolar.

Recentemente, Duel of Fates - o roteiro descartado do Episódio IX de Star Wars escrito por Colin Trevorrow (Sem Segurança Nenhuma e Jurassic World) - começou a circular pela internet, até que o próprio cineasta confirmou a autenticidade do vazamento. 

"Sim, isto é do Duel of the Fates. Mas eu nunca mataria o R2... Ele só passou por maus bocados. Acontece com todos nós”, disse Trevorrow.

+++LEIA MAIS: Star Wars: fãs mudam Wikipedia de ator que bateu no Baby Yoda

O script alternativo oferece, também, uma oportunidade de analisar como o processo criativo dos cineastas mudou com o passar do tempo - e, bom, a questão crucial da trilogia sequela de Star Wars era: o que fazer com Ben Solo, que mais tarde assumiu o nome de Kylo Ren?

O filho de Léia é, sem dúvida, o principal motivo pelo qual O Despertar da Força e Os Últimos Jedi são tão bem-sucedidos. Adam Driver apresenta um desempenho brilhante e está no centro das duas versões do Episódio XI de J.J. Abrams, ainda que o destino do personagem seja drasticamente diferente em cada uma delas.

De alguma forma, apesar das terríveis ações de Kylo, os fãs constantemente questionavam se ele voltaria a ser bom. Enquanto isso, a trajetória de Rey é semelhante em Duel of Fates e A Ascensão Skywalker: ela luta contra o Lado Negro da Força e se torna uma Jedi neutra que derrota o mal. A maior diferença entre os dois roteiros nesse sentido diz respeito ao retorno de Palpatine.

O Imperador mal aparece em Duel of Fates e, portanto, não é nomeado avô de Rey. No entanto, ao comparar as duas histórias, podemos perceber que Palpatine não foi revivido em benefício de Rey; na verdade, ele retornou para que Kylo Ren fosse o maior vilão da franquia.

Ademais, Duel of Fates não resgata Ben Solo. O personagem, que é assombrado por Luke Skywalker ao longo do roteiro de Trevorrow, se transforma em um vilão maníaco. Durante o ato final, Kylo cega Rey com seu sabre de luz enquanto eles lutam no mítico planeta de Mortis. Depois disso, Luke conclui que não há como salvar Kylo e - ao lado de Yoda e Obi-Wan - o extingue. 

+++LEIA MAIS: Que personagem Ed Sheeran interpretou em Star Wars: A Ascensão Skywalker?

O oposto acontece em A Ascensão Skywalker. Depois de ser morto e curado por Rey, Ben Solo destrói toda a memória de Kylo Ren, jogando fora o sabre de luz vermelho utilizado por ele. Assim, Ben trabalha com Rey para derrotar Palpatine e morre - assim como em Duel of Fates -, mas apenas depois de ressuscitar (e beijar) Rey

Ben era um pêndulo oscilando entre o bem e o mal. Podemos especular sobre as conversas da LucasFilm, mas, a julgar por A Ascensão Skywalker e Duel of Fates, o ponto de discórdia era se Kylo Ren deveria - ou não - ser resgatado.

A resposta de Abrams foi trazer de volta o Imperador Palpatine - um vilão pior que Kylo, ao qual o jovem Skywalker pudesse se opor. Mas como tornar o Sith anteriormente morto relevante para o desfecho da trilogia sequela? Isso é fácil: fazendo dele o avô da protagonista.

 


+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL

cinema nova noticias Star Wars franquia TRILOGIA ben solo kylo ren problema

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer