<i>O Iluminado</i>, de Stanley Kubrick - Reprodução

Stephen King diz que sequência de O Iluminado foi escrita para assustar os leitores

"Eu disse para mim mesmo: 'Vamos ver se consigo fazer isso de novo'", explicou o escritor sobre Doctor Sleep, que será lançado em setembro

Redação Publicado em 04/02/2013, às 16h41 - Atualizado às 19h03

Stephen King quer encontrar a velha boa forma com Doctor Sleep. O livro, que funciona como uma sequência de O Iluminado, de 1977, serviu para o escritor como uma maneira de retornar à literatura realmente aterrorizante.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Em entrevista à Entertainment Weekly, King disse que a ideia era "assustar muito as pessoas". "Eu disse para mim mesmo: 'Vamos ver se consigo fazer isso de novo'. Tive alguns livros que não foram muito assustadores. 11/22/63 foi muito divertido de escrever e muitas pessoas o leram e pareceram gostar", disse ele, sobre a publicação de 2011. "A mesma coisa com Sob a Redoma [,de 2009]. Eu queria voltar àquele material realmente assustador. Vamos ver se deu certo. Eu gostei do livro, ou não iria querer vê-lo publicado."

King disse que levou em conta que muitas pessoas que leram O Iluminado eram jovens, adolescentes, e que, agora, estariam na faixa dos 40 anos. "Fiquei pensando: 'essas pessoas conheceram o Freddy Krueger, Jason Voorhees, e essas coisas'. Passou pela minha cabeça que eles poderiam ler este novo livro e dizer: 'bom, isso não é tão assustador. Eu achava que ele daria medo!' E isso não quer dizer que eu mudei, mas que eles cresceram e ficaram maduros. Não são mais alvos fáceis".

A história de Doctor Sleep mostrará Danny, garoto que foi aterrorizado pelo seu pai (e eternizado por Danny Lloyd no filme de Stanley Kubrick, de 1980 - vide foto ao lado), agora como um homem de meia-idade. O livro chegará às livrarias norte-americanas no dia 24 de setembro.

Livro novo Stephen King sequência o iluminado doctor sleep

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja