O lendário escritor foi convidado pela organização do Oscar para listar as melhores obras do gênero cinematográfico
Redação Publicado em 26/05/2020, às 11h27
Stephen King definitivamente é uma das melhores pessoas para fazer uma lista de filmes de terror. O célebre escritor foi convidado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que promove a cerimônia do Oscar, para nomear as melhores produções do gênero.
A lista publicada pelo O Globo inclui cinco produções, desde clássicos de Hollywood até longa-metragens menos conhecidos na carreira de grandes diretores de cinema. O portal também informou a disponibilidade de cada obra nas plataformas de streaming. Confira:
+++ LEIA MAIS: Stephen King se desculpa por ‘ter previsto’ o coronavírus e Trump nos livros; entenda
O filme conta a história de um grupo de estudantes de cinema determinados em descobrir os mistérios de uma floresta da região. King disse sobre a obra de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez: “Assustou as luzes do dia que vivem em mim, acho que por ser tão pouco polido [...] E nada supera a tomada final”. A Bruxa de Blair pode ser visto na Amazon Prime, Microsoft, Google Play, Looke e iTunes.
Disponível nas plataformas da Microsoft, Google Play e iTunes, Alien, o oitavo passageiro conquistou King com a fotografia e cenas inovadoras para a época. No filme, os passageiros de uma nave espacial são aterrorizados por uma criatura extraterrestre que vai parar dentro do veículo.
O escritor disse: “Eu amei a ética de classe trabalhadora dos caras da nave, e todas as correntes balançando. Mas, claro, nesse caso, tudo que importa é a cena do ‘peito estourando’. Até então nunca tínhamos visto nada como aquilo”.
Inspirado no livro O exorcista, de William Peter Blatty, o longa-metragem conta a história da luta de uma mãe, um padre e sacerdote para expulsar o demônio do corpo de uma garota de 12 anos. O filme está disponível no iTunes e Looke.
“Assustador desde o começo, quando, no prólogo, o relógio para repentinamente. É muito claustrofóbico para um filme de estúdio, e todas as vezes que voltamos àquele quarto de Regan, tememos cada vez mais o que vamos encontrar. Mas, para mim, são os detalhes aterrorizantes que sustentam o filme. Quem esqueceria de ‘Ajuda um velho coroinha, padre?’”, disse King.
“Parabéns a Tom Savini (artista responsável pela maquiagem do filme), que sonhou com os efeitos especiais, sem CGI (efeitos de computação gráfica, na sigla em inglês). E, novamente, há a constante claustrofobia do grupo cada vez menor de sobreviventes presos em um shopping center”, disse o escritor sobre O Despertar dos Mortos.
O filme de George A. Romero retrata as tensas aventuras de uma equipe recrutada para ajudar no extermínio de zumbis, que tomaram os Estados Unidos após uma epidemia. O longa não está disponível em nenhuma plataforma de streaming do Brasil.
Um filme menos conhecido na carreira de David Cronenberg, mas adorado por King é Os Filhos do Medo. O longa conta a história de um marido determinado a cuidar da esposa com problemas mentais enquanto investiga acontecimentos estranhos que ocorrem ao redor dele.
Para o escritor, a atuação de Samantha Eggar e Oliver Reed como “pais do inferno” “parece à beira de explodir”, enquanto “as crianças que se revelam infernais”. O filme não está disponível em nenhuma plataforma de streaming do Brasil.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja